Ação gratuita de manutenção aumenta segurança de ciclistas no Recife

83

A troca de um freio e a manutenção dos equipamentos de uma bicicleta podem ajudar na prevenção de acidentes com os ciclistas. Foi pensando nisso que a Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife (Ameciclo) realizou, na tarde dessa segunda-feira (15), uma ação de reparos das bikes para a população carente e que utiliza os equipamentos como meio de transporte, em Beberibe, Zona Norte do Recife.

Na ação, os ciclistas contaram com a ajuda de cinco mecânicos. Além de fazer uma revisão nas “magrelas”, os voluntários instalaram equipamentos de segurança, como campainhas e adesivos refletivos, além de trocar pedais, manoplas e selins. Mas o principal objetivo foi a instalação de freios, cuja ausência, segundo o coordenador regional da Ameciclo, Roderick Jordão, é um dos principais causadores de acidentes. “O uso frequente dos pés para realizar a parada não é suficiente, muito menos adequado. Foi pensando nisso que a gente desenvolveu esse projeto, para ajudar essa população carente”, explicou. Além de ressaltar a importância da ação, Jordão também fez uma crítica à falta de investimentos do poder público. “As políticas públicas também precisam atentar para esse perfil histórico dos ciclistas do Recife”, pontuou.

O comerciante Jurandir Ferreira, 46, aproveitou a folga do Dia dos Comerciários e foi até a concentração. “Aproveitei que estava aqui por perto e coloquei mais um freio novo na minha bicicleta. Não dá para andar pelo trânsito do Recife com apenas um freio, às vezes ele falha. Eu soube que estava acontecendo essa ação aqui e como não tenho muitas condições para fazer essa manutenção, vim aqui fazer os ajustes”, relatou, entusiasmado.

Para a mecânica Fabiana Tubino, 28, a atitude do coletivo é muito importante. “Estou aqui como voluntária porque acredito que ações como essa podem ajudar na prevenção de acidentes que, infelizmente, são muito presentes entre os ciclistas por falta de equipamentos adequados”, declarou. Segundo a organização, a escolha de Beberibe para sediar a intervenção se deu pelo alto número de ciclistas registrado na última contagem realizada no local, em 2013 – cerca de 3,5 mil por dia. A Ameciclo tem como principais eixos de ação o fomento ao uso de bicicletas e a democratização das vias públicas.

Deixe seu Comentário!

Assine agora mesmo nosso grupo no WhatsApp e seja o primeiro e saber de tudo!

ASSINAR GRUPO VIP GRÁTIS
Anuncie