Ação retira mais de 10 mil toneladas de lixo de canais no Recife

65

Mais de 10 mil toneladas de entulhos foram retiradas dos canais e canaletas do Recife em quatro meses. A Operação Inverno 2018, realizada pela Prefeitura do Recife, está nas ruas para tentar amenizar ou evitar tragédias no período de chuva na capital pernambucana. Antes mesmo de o inverno começar, as precipitações têm castigado o Recife: nos quatro primeiros meses, os medidores da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) já marcaram 1.069 milímetros, mais que o dobro registrado no mesmo período de 2017, quando foi registrado 484 milímetros.

O prefeito do Recife, Geraldo Julio, esteve no bairro de Nova Descoberta, nesta quinta-feira (26), para vistoriar o trabalho de limpeza da rede de drenagem da região e apresentar os dados do primeiro mês da Operação Inverno 2018 que prepara a cidade para o período chuvoso.

De acordo com o balanço, mais de 1 milhão de metros quadrados de lona já foram colocados. Ao todo, a Operação Inverno conta com a participação de quase 6.500 servidores das Secretarias de Governo e Participação Social, Infraestrutura e Habitação, Saúde e de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, Secretaria Executiva de Defesa Civil, Emlurb, URB, SAMU, CTTU e Guarda Municipal, que têm atuado fortemente para reduzir os acidentes no período chuvoso.

Mesmo com os trabalhos realizados pela Prefeitura no bairro de Nova Descoberta, os moradores do local se queixaram sobre os efeitos das chuvas na área. “Eu acho muito boa essa limpeza, mas eu acho mais paliativo do que tudo. Não acho que vá resolver nada. Para mim, isso deveria ter sido feito no verão”, comentou o fiscal Luiz Garcia, 47 anos, morador do local.

Para Cosmo Francisco, estoquista, 58 anos, que também mora no local, a ação também é boa, mas não tem um efeito duradouro. “A água continua exposta. E outra: ela precisa passar por algum lugar. É bom, mas 10 minutos de água e a gente já fica sem conseguir sair de casa”, afirma.

Em resposta, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, ressaltou as obras realizadas para diminuir os transtornos causados pelas chuvas. “A gente faz um trabalho de construção de muros de arrimo e de proteção das barreiras com a geomanta – que é uma medida mais definitiva, mas o Recife tem, de fato, muitas áreas de risco, o que torna este trabalho necessário para garantir mais segurança. Até o momento, fizemos mais de 25 mil vistorias. A operação vai ocorrer até o fim do inverno”, disse. O prefeito também pediu o apoio da população para o descarte correto do lixo.