Alunos de escola pública no Recife arrecadam potes para banco de leite

61

Alunos da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Amaury de Medeiros, localizada no bairro de Afogados, Zona Oeste do Recife, realizam uma campanha para arrecadar potes de vidro para a maternidade Professor Bandeira Filho. A ação, que faz parte de uma parceria entre a unidade de ensino e a maternidade há seis anos, tem como objetivo estimular a doação de leite.

De acordo com o idealizador do projeto, o professor Sandro Eloi, os estudantes são orientados a sensibilizar as pessoas em suas comunidades sobre a importância de doarem os recipientes, de preferência os potes que armazenam café. “O melhor pote de vidro é o de café, pois ele é feito com materiais que não provocam arranhões, evitando a proliferação de bactérias e até o pó do vidro. Além disso, esse reservatório possui tampa de rosca, o que garante uma vedação melhor”, explicou o professor.

O projeto já arrecadou, em outras edições, mais de 600 potes de vidro e beneficiou cerca de mil recém-nascidos. “Quando iniciei minha pesquisa vi que havia uma carência grande no banco de leite para bebês da maternidade Bandeira Filho, então resolvi criar essa campanha”, afirmou Eloi. Quem quiser colaborar, pode entregar os recipientes das 8h às 17h na Erem Amaury de Medeiros, de segunda a sexta-feira. A ideia é entregar a doação no mês de outubro, mas a escola continuará fazendo a arrecadação por tempo indeterminado.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Recife, o estoque atual do banco de leite na maternidade é, em média, de quatro litros, o que é considerado baixo. “Para você ter uma ideia, um litro de leite alimenta 40 bebês prematuros durante 24 horas”, explica. As campanhas para doação de leite materno e de potes de vidro para armazenamento são feitas periodicamente.

Quem quiser doar leite humano na Maternidade Bandeira Filho, deve entrar em contato pelo número 3355-2235, para receber as orientações. A mãe precisa estar saudável e doar o excedente. Ao retirar o leite, ele deverá ser colocado em um vidro esterilizado transparente. Depois, ela coloca esse vidro dentro de um saco e o leva ao congelador (onde em até 14 dias deve ser encaminhado para um banco de leite). No banco de leite, acontece a pasteurização. Depois desse processo, o leite pode ficar armazenado por até seis meses. Qualquer pessoa também pode doar as embalagens, desde que seja de vidro e possua tampa rosqueável de plástico.

Deixe seu Comentário!

Anuncie