Após apagão, energia no Norte e Nordeste aos poucos é restabelecida

11881

Alguns bairros da capital pernambucana já começaram a ter a energia restabelecida depois do apagão na tarde desta quarta-feira (21) que afetou 13 estados brasileiros, todos do Nordeste e quatro do Norte do país. Segundo o ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho, a informação foi de que o problema teve início em uma das linhas da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Por meio de nota, a Chesf informou que não identificou nenhum defeito no sistema. Partes dos bairros da Jaqueira, Espinheiro, Morro da Conceição, Boa Viagem, Ipsep, Jardim São Paulo, entre outras localidades começam a ter o serviço normalizado.

Por meio de nota, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) informou que o Operado Nacional do Sistema (ONS) autorizou a recomposição gradativa de cargas em Pernambuco.

Confira a nota na íntegra:

Recife, 21 de março de 2018 – A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) informa que o Operador Nacional do Sistema (ONS) autorizou a recomposição gradativa de cargas em Pernambuco. A Celpe iniciou a operação às 16h47. A interrupção ocorreu às 15h48 e, segundo informações do ONS, teve origem em uma perturbação no Sistema Interligado Nacional (SIN). A Celpe se coloca à disposição.

Já a nota da ONS explicou que houve uma “perturbação” em um dos sistemas o que causou o desligamento de cerca de 18.000MW. Veja a nota:

Confira a nota completa da ONS Hoje, 21 de março, às 15h48, uma perturbação no SIN causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento. Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW. Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste. Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso. As causas de desligamento estão sendo investigadas. Novas informações serão atualizadas tão logo estejam disponíveis. Assessoria de Imprensa Operador Nacional do Sistema Elétrico

This site is using SEO Baclinks plugin created by Locco.Ro