Após apagão, energia no Norte e Nordeste aos poucos é restabelecida

11942

Alguns bairros da capital pernambucana já começaram a ter a energia restabelecida depois do apagão na tarde desta quarta-feira (21) que afetou 13 estados brasileiros, todos do Nordeste e quatro do Norte do país. Segundo o ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho, a informação foi de que o problema teve início em uma das linhas da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Por meio de nota, a Chesf informou que não identificou nenhum defeito no sistema. Partes dos bairros da Jaqueira, Espinheiro, Morro da Conceição, Boa Viagem, Ipsep, Jardim São Paulo, entre outras localidades começam a ter o serviço normalizado.

Por meio de nota, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) informou que o Operado Nacional do Sistema (ONS) autorizou a recomposição gradativa de cargas em Pernambuco.

Confira a nota na íntegra:

Recife, 21 de março de 2018 – A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) informa que o Operador Nacional do Sistema (ONS) autorizou a recomposição gradativa de cargas em Pernambuco. A Celpe iniciou a operação às 16h47. A interrupção ocorreu às 15h48 e, segundo informações do ONS, teve origem em uma perturbação no Sistema Interligado Nacional (SIN). A Celpe se coloca à disposição.

Já a nota da ONS explicou que houve uma “perturbação” em um dos sistemas o que causou o desligamento de cerca de 18.000MW. Veja a nota:

Confira a nota completa da ONS Hoje, 21 de março, às 15h48, uma perturbação no SIN causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento. Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW. Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste. Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso. As causas de desligamento estão sendo investigadas. Novas informações serão atualizadas tão logo estejam disponíveis. Assessoria de Imprensa Operador Nacional do Sistema Elétrico

Deixe seu Comentário!

Anuncie