A alta testagem é considerada um dos elementos chave no combate à pandemia da Covid-19, que já assola Pernambuco há três meses e meio. Visando o aumento na testagem no estado, o Governo de Pernambuco já havia ampliado os critérios para acesso aos exames do novo coronavírus, algo que, agora, é reforçado no Recife, com a duplicação de unidades de saúde realizado os testes para a doença, de quatro para oito.

‘Recife, por exemplo, participando desse esforço, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco, contribuindo para aumentar significativamente a oferta exames RT-PCR. Mas também tem outro lado, que é o da coleta de exames. Aqui na cidade, nós estamos dobrando o número de unidades de saúde que fazem o RT-PCR. Então, Recife, a partir da segunda-feira vai contar com oito postos de coleta desses exames”, explicou o secretário municipal de Saúde, Jailson Corrêa, em entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira.

Com ampliamento dos critérios para a testagem de Covid-19 em Pernambuco, agora todos os sintomáticos que sejam trabalhadores de serviços essenciais têm acesso aos exames na rede pública, como explica o secretário.

“Quem faz parte do grupo de profissões ligadas a serviços essenciais, seguranças e saúde já eram, mas recente, no estado, aumentou para quem faz parte da cadeia de alimentos, de medicamentos, postos de gasolina, bancos, enfim, várias categorias que passam a ter a testagem garantida desde que as pessoas apresentem sintomas, e esse atendimento pode ser feito pelo Atende em Casa”.