Bairro da Ilha do Retiro ganha novo esquema de mobiliade

345

O bairro da Ilha do Retiro, na Zona Oeste do Recife, ganha a partir da próxima terça (16) um novo plano de circulação. De acordo com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), as alterações, divididas em duas etapas, visam melhorar o trânsito nos bairros de Joana Bezerra, Ilha do Retiro, Madalena, Torres e Derby. Os detalhes e os benefícios esperados para a mobilidade na área foram divulgados na tarde desta quinta-feira (11) pelo secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, e a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

“O principal objetivo do novo plano de circulação para a Ilha do Retiro são três: O primeiro é a melhoria e segurança para o pedestre. Nós estamos implantando novas travessias com semáforos e faixas para o pedestre. A segunda melhoria da mobilidade é potencializar o acesso aos bairros da madalena, Torres, Graças e com isso a gente pode melhorar o terceiro objetivo, que é melhoria da fluidez das vias”, explicou a presidente da CTTU.

Na primeira etapa, marcada para entrar em operação na próxima terça-feira (16), a rua Benfica formará um binário com as ruas Benedito Monteiro e José Múcio Monteiro. Já na segunda etapa, que começará a partir do dia 20, a avenida Beira-Rio formará um binário com a avenida Prefeito Lima de Castro. Nesta intervenção, o túnel Chico Science ficará em sentido único Ilha do Retiro/Derby.

O secretário João Braga comentou que esta é apenas uma das mudanças previstas pela prefeitura ao longo de 2018 para o Recife. “Nossa prioridade é o transporte público de passageiros. Nós estudamos muito a cidade para potencializar, como de fato está acontecendo, o uso do nosso sistema viário atual. Ao longo de 2018, devemos realizar por mês duas intervenções deste porte”, disse.

Confira os detalhes da nova circulação:

Primeira Etapa (16 de janeiro de 2018) 

Binário entre Rua Benfica e ruas professor Benedito Monteiro/José Múcio Monteiro: A Rua Benfica (no trecho entre o Túnel Chico Science e a Praça do Internacional) passa a ser mão única no sentido Derby, formando um binário com as ruas Professor Benedito Monteiro e José Múcio Monteiro. Esta última terá o sentido de circulação invertido, ficando em direção à Avenida Sport Clube do Recife (Engenheiro Abdias de Carvalho).

Novo acesso na Rua Benfica: Um novo acesso será aberto na intercessão da Rua Benfica e Rua Doutor Severino Pinheiro, na altura da Praça do Internacional, permitindo o acesso aos bairros da Torre e Graças, através da Avenida Beira Rio, sem a necessidade de girar à direita em direção à Praça do Derby. Nesta área, um semáforo será implantado para coordenar os movimentos dos veículos e dar mais segurança na travessia dos pedestres.

Novo acesso na Avenida Sport Clube do Recife (Engenheiro Abdias de Carvalho): Nesta primeira etapa, também haverá a abertura do canteiro central na Avenida Sport Clube do Recife (continuação da Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho), permitindo que o condutor oriundo das ruas Benedito Monteiro e José Múcio Monteiro possa acessar a via também no sentido da Avenida Governador Agamenon Magalhães. Um outro semáforo será implantado nessa intercessão para coordenar os movimentos dos veículos e dar mais segurança aos pedestres que circulam pelo local.

Segunda Etapa (20 de janeiro de 2018)

Binário entre a Avenida Beira Rio e a Avenida Prefeito Lima de Castro: No trecho compreendido entre o Túnel Chico Science e a Rua Dr. Hisbelo Campos, as avenidas Beira Rio e Prefeito Lima de Castro deixarão de ter sentido duplo de circulação e passam a formar um binário. A Avenida Beira Rio terá circulação no sentido Derby, e a Avenida Prefeito Lima de Castro passa a seguir na direção dos bairros de Joana Bezerra e Boa Viagem.

Túnel Chico Science: Complementando a nova circulação, o Túnel Chico Science passa a ser mão única, no sentido Derby. Com isso, os condutores que vêm das avenidas Beira Rio e Sport Clube do Recife (Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho) e do bairro da Ilha do Leite poderão acessar os bairros da Torre e Graças com mais facilidade, sem a necessidade de utilizar a Avenida Governador Agamenon Magalhães.

Principais direções:

Avenida Beira Rio/ Ilha do Leite: O condutor oriundo da Avenida Beira Rio, com destino à Ilha do Leite, deverá girar à esquerda após o Túnel Chico Science, na rotatória da Praça da Bandeira, acessando a Avenida Sport Clube do Recife no sentido BR-232, girar à direita na R. Benedito Monteiro e à direita novamente na R. José Múcio Monteiro, onde poderá seguir pela a Avenida Sport Clube do Recife no sentido Avenida Governador Agamenon Magalhães.

Avenida Beira Rio/ Bairro da Torre e Graças: O condutor deverá seguir em frente, passar pelo Túnel Chico Science, Rua Benfica e, através do novo acesso, contornar a Praça do Internacional, seguindo pelas ruas Arlindo Gouveia ou Heitor Maria Filho, e acessando a Avenida Beira Rio com destino aos bairros da Torre e Graças.

Avenida Sport Clube do Recife/ Bairro da Torre e Graças: O condutor que segue no sentido Centro deverá acessar o Túnel Chico Science, Rua Benfica e Avenida Beira Rio com destino aos bairros da Torre e Graças.

Ilha do Leite/ Torre e Graças: Após passar a Rua Paissandu, contornar a Praça da Bandeira à direita, seguir pela Rua Benfica e, através do novo acesso, contornar a Praça do Internacional e seguir pelas ruas Arlindo Gouveia ou Heitor Maia Filho, acessando a Avenida Beira Rio com destino aos bairros da Torre e Graças.

Avenida Sport Clube do Recife/ Joana Bezerra: O condutor deverá realizar o giro à direita na Avenida Prefeito Lima de Castro, uma vez que um trecho da Avenida Beira Rio se tornará mão única no sentido Derby.

Deixe seu Comentário!

Assine agora mesmo nosso grupo no WhatsApp e seja o primeiro e saber de tudo!

ASSINAR GRUPO VIP GRÁTIS
Anuncie