Blocos de Olinda têm até esta terça para apresentar projetos para o Carnaval

72

Os donos de blocos carnavalescos que desejam apoio institucional da Prefeitura de Olinda só terão até esta terça-feira (26) para apresentar seus projetos para o Carnaval 2018 da Cidade Patrimônio da Humanidade. Para os donos e organizadores das agremiações que participam da seleção, a triagem adotada desde a Folia de Momo do ano passado profissionalizou os grupos e trouxe mais democracia aos festejos olindenses. O método de escolha adotado foi proposto por meio de edital pela Secretaria de Patrimônio e Cultura do município e planeja avaliar as agremiações em até 45 dias antes do período momesco.

Além de valorizar a cultura, é uma forma de democratizar a escolha dos blocos. Tem grupos que exigem um pagamento para os músicos e ao mesmo tempo, antes deste edital, tinha grupo que não existia no papel, apenas na rua”, destacou o presidente do Maracatu Nação Tigre, Fabiano da Silva, que sai há 42 anos nas ladeiras de Olinda. “Antes era avulso, cada agremiação mandava uma proposta, a prefeitura estudava e daí compunha a grade”, lembrou.

Após aprovados, a ansiedade dos grupos só acaba quando a grade contendo os horários dos desfiles é divulgada. “Agora, estamos esperando a habilitação, mas a expectativa é quando a grade (de horários) sair. Nunca podemos dizer que vamos participar 100%, até porque é uma seleção, mas contamos que, assim como no ano passado, sejamos selecionados”, contou o Fabiano da Silva. O bloco pretende sair duas vezes, na segunda e na terça de Carnaval, reunindo cerca de 50 pessoas nas ruas do Sítio Histórico de Olinda.

Pa­ra a so­licitação de projetos, é preciso que seja mostrado ofício com o nome do proponente, objetivos, período, hora e local da realização do evento, público-alvo, tipo de apoio solicitado à prefeitura. Caso seja pedido auxílio financeiro, o requerente deverá dizer o valor total do projeto e o valor solicitado.

No caso de orquestras, é necessária a apresentação de ofício contendo data, hora, local, contato dos responsáveis e percurso planejado, bem como a ata do bloco ou RG, CPF e comprovante de residência de três integrantes, que assinem o ofício e não residam na mesma casa. As solicitações deverão ser entregues na sede da Sepac, que fica na rua de São Bento, nº 160, bairro do Varadouro, até as 13h30.