“Cada vez mais perto de nós”, diz secretário de saúde de Pernambuco sobre coronavírus

73
Foto: (Reprodução/YouTube)

O secretário estadual de Saúde de Pernambuco, André Longo, voltou a declarar nesta terça-feira (14), em coletiva de imprensa, que a população não deve alimentar falsas esperanças com relação ao coronavírus e ressaltou que os números continuam aumentando, e não diminuindo. Da segunda para a terça, foram 130 novos casos no Estado, totalizando 1.284 diagnósticos positivos para a covid-19, com 115 óbitos.

“O vírus não está indo embora, muito pelo contrário: ele está cada vez mais perto de nós”, ressaltou Longo. Para ele, o isolamento social se mostra cada vez mais importante para evitar a disseminação do vírus. Estimativas do Governo do Estado dão conta de que pelo menos 200 vidas foram salvas em um mês pela quarentena.

A fala do secretário é uma resposta a uma declaração do presidente da República, Jair Bolsonaro, que no último domingo (12) afirmou, em uma videoconferência, que “parece que está começando a ir embora essa questão do vírus”. De acordo com o boletim divulgado nesta terça pelo Ministério da Saúde, o Brasil registra 25.262 casos confirmados de covid-19. O número de óbitos chegou a 1.532.

André Longo disse que apesar de esforços de ampliar o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (foram 204 novos em um mês), “nenhum sistema de saúde no mundo” conseguiu suportar um grande número de casos graves: “O novo coronavírus deixou os sistemas [de saúde] do mundo de joelhos, com muitas dificuldades”.

De acordo com a SES, a ocupação média das UTIs dedicadas aos atendimentos relativos à covid-19 é de 80 a 90% nas últimas semanas. Entre os dias 20 e 23 de março, esta ocupação estava em 49%.

O secretário de Saúde falou em responsabilidade social e disse que é preciso que cada um faça sua parte, pois é possível que tanto os que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) como quem tem plano de saúde tenham problemas para conseguir leitos caso haja um colapso do sistema. “Tem pessoas que acham que têm um leito reservado em um hospital privado, e isso pode não acontecer”, afirmou.

Like
Curtir Amei Haha Uau Triste Grr