Cai parte da fachada de prédio no Centro do Recife; área é interditada

95

Parte da fachada de centenário prédio localizado diante da Praça da Independência, no bairro de Santo Antônio, se encontra no chão. Pedaços que compunham uma das janelas do prédio onde antes funcionava o Diario de Pernambuco despencaram, segundo testemunhas, no último sábado (30). Nesta sexta-feira (5), a Defesa Civil do Recife terminou de retirar pedaços da construção que ameaçavam cair e circundou o local com faixas.

De acordo com a Defesa Civil, o prédio “é monitorado constantemente” e não há, no momento, outras partes na iminência de cair. Na próxima segunda-feira (8), o prédio será envolvido com tapumes, uma ação também comum na época de carnaval.

O taxista Isna Vieira, que trabalha em um ponto ao lado do edifício há 17 anos, contou que se assustou com a queda. “Na hora que o pedaço caiu, o susto foi grande”, conta. “Sorte que não tinha ninguém embaixo”. Ele também afirma que vê o prédio inevitavelmente se desfazer há anos. “Eu vinha aqui quando menino e olhava o jornal, a gráfica. Agora o prédio está assim e a realidade é triste. É um ponto turístico, mas quem chega aqui só vê os pedaços”, lamenta.

O prédio, construído em 1903, funcionou como redação do jornal até 2004, sendo cedido em 2014 pelo Governo do Estado ao Porto Digital para utilização por 10 anos. Segundo o projeto de lei, o imóvel poderia ser usado para a instalação de empresas de tecnologia da informação e comunicação. Até hoje, o prédio permanece fechado.