Casados há 67 anos, idosos dão lição de amor e convivência

171

Poderia ser o enredo de um livro ou de um filme, mas a vida real superou a ficção. Os personagens do romance são Hélio e Carmem Vasco, que vivem em Igarassu, no Grande Recife, e tinham, respectivamente, 24 e 18 anos quando se casaram. Depois de 67 anos de união, eles se mantêm apaixonados.

Quando se conheceram, Carmem tinha 13 anos. Hélio, com 19, esperou que ela completasse 15 anos para começar a namorar. A paciência também ajudou na hora de dar o primeiro beijo, só depois do noivado.

“Ele sempre me respeitou, aí quando noivou, papai já tinha concedido, ‘tava’ certo”, conta Carmem, que atualmente tem 85 anos e se recupera de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Durante os três meses de internação da esposa, Hélio nunca sofreu tanto com a ausência da companheira. “Eu não fui ao hospital nenhuma vez quando ela estava internada. Eu não aguentava. Eu iria chorar, eu me emociono demais”, diz.

A saudade também tomava conta de Carmem quando o marido, que trabalhava como vendedor, viajava para negociar pneus. A esposa vivia entre a saudade, o ciúme e o cuidado com os cinco filhos.

Ao completar 60 anos de casados, eles fizeram um ensaio fotográfico para comemorar o tempo juntos. “Acho que é a sinceridade e o respeito”, diz Carmem, quando questionada sobre o segredo de uma relação intensa.

Exemplo
A relação de Hélio e Carmen inspira a família e pessoas que conhecem o casal. “Chama a atenção a cumplicidade desse cuidado tanto dela com ele, tanto dele com ela”, diz a empresária Maria de Fátima Vasco, uma das filhas do casal.

Um dos cenários que simbolizam a relação de Hélio e Carmem virou um espaço para celebração de novas uniões. Em uma capela, construída pelo idoso em Nova Cruz, em Igarassu, o casal viveu grande momentos, entre namoro e noivado.

Agora, outros noivos vão ao local trocar o “sim” e alianças de casamento. “A gente espera ficar eternamente e envelhecer juntos”, diz o instrutor de autoescola Alan Robson Ribeiro. “A tendência é essa, passar o resto da nossa vida juntos”, diz a companheira de Alan, a secretária Taís Andréa.

Deixe seu Comentário!

Assine agora mesmo nosso grupo no WhatsApp e seja o primeiro e saber de tudo!

ASSINAR GRUPO VIP GRÁTIS
Anuncie