Catadores da RMR e da Mata Norte recebem equipamentos de proteção

2905

Representantes de 26 cooperativas e associações de catadores da Região Metropolitana do Recife (RMR) e da Mata Norte de Pernambuco receberam, simbolicamente, nesta sexta (27), equipamentos de proteção individual (EPI) por meio do Projeto de Desenvolvimento dos Catadores e Catadoras de Pernambuco (Rescate), da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco (Sempetq).

O projeto pretende distribuir 48.500 EPIs para 1.796 catadores de 15 municípios da RMR e 18 da Mata Norte. Pensando em minimizar os danos causados pela insalubridade e garantir a proteção desses trabalhadores, os kits entregues contêm respiradores, luvas látex e luvas vaqueta, capa de chuva, avental em PVC, bota de proteção e protetor auricular. O kit também conta com colete com faixa refletiva para a proteção em ambientes de baixa iluminação, óculos de segurança e fardamento adequado para prevenção de acidentes com objetos perfurocortantes.

O Projeto Rescate tem o objetivo de fomentar empreendimentos econômicos solidários e redes de cooperação atuante com resíduo sólido, fortalecer a organização produtiva dos catadores e a importância do trabalho que eles realizam para o meio ambiente e a sociedade, além de gerar renda e superação de situações de pobreza extrema em várias cidades.