Colégio Militar recebe bloqueio vacinal contra sarampo após professor apresentar sintomas

49

Mais de 200 alunos e professores do Colégio Militar do Recife (CMR) passaram por uma triagem sobre situação vacinação, nessa quinta-feira (6), depois que um professor de 33 anos da unidade apresentou sintomas clínicos de sarampo. Desses, 129 indivíduos foram imunizados com a tríplice viral, segundo a Secretaria Saúde do Recife.

Outros 93 já apresentavam esquema vacinal completo. Mais 17 pessoas que também frequentam a escola ainda faltam ser verificados porque não compareceram a unidade de ensino nesta quinta-feira. O Recife tem até o momento quatro casos confirmados da doença, sendo todos da mesma família e que teve como estopim a viagem de um deles a área de surto em Manaus, de onde voltou doente e infectou os parentes.

A Vigilância em Saúde do Recife ressalta que a estratégia tomada no colégio é uma ação de rotina da Vigilância Epidemiológica, que visa a interrupção de uma possível transmissão da doença. O caso suspeito de sarampo do professor foi notificado ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) no último dia 31 de agosto.

De acordo com a investigação da secretaria, o homem é morador no bairro da Torre (Distrito Sanitário IV), não é vacinado, nega história de viagem, contato com viajante e casos confirmados de sarampo. Foram coletadas amostras biológicas para isolamento viral (secreção de nasofaringe e urina) e encaminhadas para o Lacen/ PE, em 30 de agosto. Amostra de sangue para sorologia será coletada neste final de semana, considerando o período oportuno específico do exame.

Na cidade do Recife, em 2018, foram notificados 41 casos suspeitos de sarampo. Além dos quatro confirmados, houve 24 descartados e 13 estão aguardando resultados de exames laboratoriais. Foi realizado levantamento de 700 pessoas contatos de casos suspeitos, 542 buscas ativas e 282 bloqueios seletivos realizados (contatos dos casos suspeitos sem comprovação vacinal ou esquema vacinal incompleto).

Deixe seu Comentário!

Anuncie