Defesa Civil interdita casas em área de deslizamento de barreira na Zona Norte do Recife

109

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Recife realizaram, nesta sexta-feira (16), uma ação de monitoramento na barreira que desabou e destruiu duas casas no bairro de Dois Unidos, na Zona Norte do Recife. Além dessas residências, mais uma moradia foi interditada. Uma quarta edificação da área foi liberada após os trabalhos.

Os bombeiros também procuraram botijões de gás soterrados. De acordo com a corporação, um cheiro leve de combustível foi detectado no local, mas não há riscos de explosões, por se tratar de uma área aberta.

Por causa da grande quantidade de material acumulado, a corporação não conseguiu encontrar os botijões. A remoção dos escombros deve ser realizada pela Defesa Civil, na segunda-feira (19).

O acidente aconteceu no fim da tarde de quarta-feira (14), na Rua Sempre Vida. Uma criança de 4 anos sofreu escoriações. As famílias que moram nas residências interditadas foram levadas para casas de familiares e amigos.

O secretário-executivo da Defesa Civil do Recife, Coronel Cássio Sinomar, afirmou que a barreira deve ser monitorada pelos próximos dias. No entanto, uma vistoria completa para avaliar os riscos de novos desabamentos do morro só deve ser realizada quando o solo secar.

“O solo ainda está bastante encharcado e isso dificulta bastante na identificação de fissuras, trincas e fendas que possam existir. A gente só vai perceber isso quando o solo estiver enxuto e mais compactado”, explicou o secretário.

Segundo a Defesa Civil, a causa inicial do deslizamento foi um vazamento de uma tubulação. Os canos teriam sidos danificados por fogo, após moradores tentarem queimar mato no terreno.

Para evitar este tipo de incidente, o coronel reforçou, ainda, que os moradores de morros devem estar atentos a vazamentos, infiltrações e queimadas.

“Áreas de morro têm um risco especial e qualquer problema provoca esses deslizamentos. Se ocorrer alguma dessas situações, o morador deve sair de casa, procurar os técnicos e acionar a Defesa Civil”, disse.

Uma lona foi colocada na barreira, para evitar que o solo volte a ser encharcado e desabe novamente. Para denúncias e dúvidas, os moradores podem entrar em contato com a Defesa Civil, por meio do telefone 0800 081 3400.

Compesa

Nesta sexta-feira, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) enviou uma nota sobre os procedimentos adotados desde o registro de problema na tubulação em Dois Unidos.

Segundo a companhia, foi solicitada ao Corpo de Bombeiros a realização de um laudo conclusivo sobre o incêndio que atingiu os canos. A empresa informou que adotará medidas para ajudar os moradores prejudicados.

A Companhia informou, ainda, que vai disponibilizar auxílio-moradia e ajuda de custo para os moradores dos dois imóveis destruídos e disse que os recursos já foram liberados.

Deixe seu Comentário!

Assine agora mesmo nosso grupo no WhatsApp e seja o primeiro e saber de tudo!

ASSINAR GRUPO VIP GRÁTIS
Anuncie