Dois detentos fogem do Presídio de Itaquitinga na primeira fuga registrada na unidade

207

Dois presos fugiram do Presídio de Itaquitinga, localizado na Zona da Mata Norte de Pernambuco, na madrugada desta terça-feira (12). Este é o primeiro registro de fuga no centro de ressocialização inaugurado em janeiro de 2018 e que conta com 252 detentos.

A dupla fugiu do Módulo B, que reúne os presos de menor periculosidade. De acordo com a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), “um procedimento administrativo foi aberto para apurar as circunstâncias em que o fato ocorreu e a Delegacia de Captura foi acionada”.

O secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, informou que não foi encontrado buraco ou corda na unidade. “A gente lamenta isso e vai investigar as circunstâncias. Queremos saber se houve facilitação de alguma forma”, afirmou o titular da pasta.

Obras
Os trabalhos em Itaquitinga se arrastam há quase uma década. A ideia inicial era fazer um projeto com Parceria Público Privada (PPP), que não deu certo. Em 2012, as obras foram paralisadas. A construção foi reiniciada em 2017 e o primeiro dos cinco módulos foi entregue este ano.

Unidade federal
Em dezembro de 2018, o governo estadual repassou para a União a posse do 3º módulo do Centro de Ressocialização de Itaquitinga, com capacidade prevista de 300 vagas. A ideia é receber presos sentenciados ou provisórios que se enquadrem no Regime Disciplinar Diferenciado. A obra nesse presídio de segurança máxima federal será monitorada por uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU).

Deixe seu Comentário!

Assine agora mesmo nosso grupo no WhatsApp e seja o primeiro e saber de tudo!

ASSINAR GRUPO VIP GRÁTIS
Anuncie