Dois postos de saúde ficam sem médicos devido à violência

25

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) determinou a interdição ética de duas unidades de saúde no Ibura, na Zona Sul do Recife: a Unidade da Saúde da Família (USF) Pantanal / Professor Fernando Figueira e a do Parque dos Milagres. Isso significa que os médicos estão impedidos de atender nesses dois locais sob o risco de responder por infração ética. “Cabe a Prefeitura do Recife dizer se essas unidades continuarão funcionando ou não. Porque a nossa gerência é apenas sobre os médicos”, explicou Mário Fernando Lins, presidente do Cremepe. A medida foi tomada porque o órgão considerou a área de extrema violência.

A decisão passa a valer a partir de amanhã e, com isso, serão mantidos apenas serviços básicos, como vacinação. As unidades contam, cada, com duas equipes da saúde da família, que atendem cerca de 18 mil pessoas. “É importante ressaltar que as equipes já não vinham exercendo plenamente as funções por causa dessa constante violência. Fechando as portas, chegando ao local e não tendo como sair por causa de tiroteio”, disse Silvio Rodrigues, 1° secretário e chefe da fiscalização.

Para os moradores do entorno e usuários da USF Pantanal / Professor Fernando Figueira, a violência não justifica a retirada dos médicos e apontam problemas como a falta de atendimento. “Na sexta, uma médica com quem eu tinha hora marcada não veio. Cheguei às 5h30 e depois de esperar até 6h40 fui à casa de uma agente de saúde que me explicou que a médica não vinha e nem avisou”, comenta a dona de casa Márcia Fernanda, 32 anos.
A PCR explicou, por nota, que para não prejudicar os milhares de usuários, as unidades permanecerão abertas. A Secretaria Municipal de Saúde informou, ainda, que recentemente foi implantada a Ronda da Saúde, que atua de forma ostensiva, com o patrulhamento motorizado 24h, e o revezamento de 36 Guardas Municipais. Já a PM informou que se reuniu com funcionários, criando um grupo de WhatsApp para que as equipes possam acionar o policiamento mais perto.

Deixe seu Comentário!

Anuncie