Dragão azul é avistado em praia no litoral pernambucano

475

A região litoral do Recife é conhecida por atrair animais que não convivem muito bem com os banhistas. Entretanto, durante o fim de semana, uma aparição fofa chamou a atenção na orla da praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, zona metropolitana da cidade. O molusco Glaucus atlanticus, espécie conhecida como dragão azul.

O dragão azul pertence a águas tropicais temperadas e normalmente frequenta locais como a costa da África, Europa ou Oceania. As aparições na América do Sul são raras. De acordo com o biólogo e educador ambiental Robson Garrido, o animal teria sido atraído pelas chuvas e ventos fortes que atingiram a região durante os últimos dias.

Próximo ao dragão azul foram encontradas caravelas, o alimento favorito do molusco. Em entrevista à Rádio Jornal, Robson aponta que a aparição acende um alerta. “Ele se alimenta de cnidários, como a caravela, e armazena o veneno desse bicho para uso próprio. O resultado disso é uma substância ainda mais concentrada. Foi visto também um número grande de caravelas portuguesas na praia de Piedade, que na verdade é o alimento predileto desse animal. O cuidado deve ser redobrado já que a caravela é extremamente venenosa”, explica.

Apesar de fofo, o Dragão Azul possui uma capacidade perigosa: ele pode injetar células urticantes na pele humana e causar irritações graves. O veneno fica localizado na ponta de apêndices do molusco.

O contato com o animal deve ser evitado. Caso aconteça, é importante buscar atendimento médico urgente.

Deixe seu Comentário!

Assine agora mesmo nosso grupo no WhatsApp e seja o primeiro e saber de tudo!

ASSINAR GRUPO VIP GRÁTIS
Anuncie