Esquadrilha da Fumaça se apresenta no céu do Recife

33

A Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira (FAB) volta a se apresentar no céu do Recife após um período de seis anos desde o último show do grupo na capital. O espetáculo, aberto ao público, aconteceu na Praça do Marco Zero, no Recife Antigo, nesta segunda (16), às 14h, em comemoração ao aniversário do Patrono da Aeronáutica, Alberto Santos Dumont, e no mesmo dia das celebrações da padroeira do Recife, Nossa Senhora do Carmo.

“A importância de um evento como esse é ter a oportunidade da Força Aérea Brasileira poder homenagear o Recife no dia de sua Padroeira, trazer a Esquadrilha da Fumaça que não se apresentava desde 2012, e agora com as novas aeronaves Super-Tucano e um show totalmente diferente.”, disse o brigadeiro Walcyr Araújo, um dos responsáveis por trazer de volta a Esquadrilha ao Recife.

Público
Muita gente se concentrou na praça do Marco Zero para ver a apresentação e a Esquadrilha da Fumaça fez valer a disposição do público. O 5º Grupo de Escoteiros do Ar Brigadeiro Eduardo Gomes é uma guarnição da Aeronáutica e trouxe cerca de 30 crianças para a apresentação. “Aproveitamos para enfatizar a importância do transporte aéreo, que consegue ir mais longe, mais rápido e levando mais gente. É um estímulo ao conhecimento”, comentou o gestor de Recursos Adultos do grupo e professor de História da rede municipal de Jaboatão, Lineu Miranda.

“Falaram para nós sobre os principais ídolos da Força Aérea e os nomes dos aviões”, disse Gabriel Ferreira, 12 anos, ansioso por ver um Super Tucano. “É um dos principais aviões de ataque ao solo e multimissão que existe no Brasil”, ensinou.

O grupo realizou manobras e acrobacias no ar por cerca de 40 minutos, sem intervalos, em aeronaves modelo A-29 Super Tucano, um novo tipo de aeronave utilizado pela Esquadrilha. O evento ainda conta com diversas atrações culturais e musicais, começando às 13h30, com show de Pandora Calheiros, da Banda da FAB, os sanfoneiros Waldonys e Cezzinha e ainda orquestra de frevo e Bloco das Flores.

Prévia
As aeronaves chegaram ao Recife na manhã desta segunda (16) na Base Aérea do Recife, bairro do Jordão, Zona Sul da cidade, e fizeram uma pequena demonstração para a imprensa e convidados (veja no vídeo abaixo). “Eu era uma daquelas crianças que ficava olhando para cima e agora estou tendo a oportunidade, junto com toda a equipe, de inspirar outras crianças. Tenho certeza de que no Recife não vai ser diferente, a gente vai conquistar os olhares e a atenção de muitas pessoas apaixonadas pela aviação.”, afirmou o tenente da Aeronáutica Eduardo Marques.

As pessoas que forem assistir ao espetáculo ainda podem levar livros para serem doados, já que o evento fechou uma parceria com a campanha “Doe um livro”.

História
A Esquadrilha da Fumaça, fundada em 1952, é formada por um grupo de 45 militares Oficiais e Graduados. O grupo já realizou mais de 3.800 demonstrações no Brasil e em outros 21 países. Toda apresentação conta com sete aeronaves e cada posição de voo tem uma função específica. Um oitavo piloto fica em solo realizando a locução. Geralmente, a demonstração da Fumaça conta com cerca de 50 acrobacias.

Após o grupo passar por Recife fará apresentações em outras cidades do Norte e Nordeste: Natal (RN), Fortaleza (CE), Umirim (CE), Jericoacoara (CE), São Luís (MA), Belém (PA), Imperatriz (MA), Porto Nacional (TO) e Barreiras (BA)

Deixe seu Comentário!