Estrada dos Remédios e av. Caxangá ganham fiscalização eletrônica

101

Programada para começa nesta quarta-feira (11), foi adiada por uma semana a implantação do sistema de fiscalização eletrônica da Faixa Azul da Estrada dos Remédios e faixa do BRT na avenida Caxangá, que entra agora em operação no próximo dia 18. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (10).

Segundo a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), as invasões à área exclusiva de ônibus serão consideradas infrações gravíssimas, o que ocasiona sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa no valor de R$ 293,47.

O objetivo da ação é assegurar o respeito à prioridade de circulação do transporte público e à redução do tempo de viagem de aproximadamente 146 mil passageiros de ônibus. Os corredores exclusivos existentes tanto na Estrada dos Remédios quanto na avenida Caxangá possuem sinalização vertical e horizontal, que indicam a proibição de acesso por outros veículos, e já são fiscalizados por agentes de trânsito desde as suas respectivas implantações. Na Estrada dos Remédios, estão implantados 12 equipamentos de fiscalização eletrônica ao longo dos 3,6 km de extensão da Faixa Azul, que desde a sua implantação, em 2017, facilitou o deslocamento de 16 linhas de ônibus que transportam 62 mil pessoas por dia, aproximadamente.

A fiscalização acontecerá de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h. Os equipamentos funcionarão conectados entre si e apenas os condutores que forem flagrados por duas ou mais câmeras serão notificados. A medida visa a garantir que os veículos que circularem na Faixa Azul para acessar lotes ou convergir à direita não sejam autuados. Já a avenida Caxangá receberá quatro equipamentos eletrônicos de fiscalização. Além de os agentes de trânsito, o monitoramento do corredor exclusivo para o BRT acontece por meio de câmeras instaladas desde março, nas estações Capibaribe e Engenho Poeta.

Juntas, as medidas beneficiam 84 mil passageiros diariamente. A fiscalização eletrônica da Faixa Azul já acontece desde 2015 nas avenidas Marechal Mascarenhas de Moraes e Herculano Bandeira, na Zona Sul do Recife, onde 25 equipamentos foram implantados.

Radares
A CTTU também está implantando cinco novos radares para notificar o excesso de velocidade no Recife. Eles estão sendo instalados na avenida Dom João VI, em Boa Viagem; nos dois sentidos da avenida Beberibe, no bairro do Fundão; avenida Engenheiro Abdias de Carvalho, no Prado; e na avenida Cônego Barata, no bairro da Tamarineira. Os equipamentos operam diariamente, das 6h às 22h.

Deixe seu Comentário!

Anuncie