Exercícios na praia são alternativas gratuitas para sair do sedentarismo

178

Fazer musculação em um ambiente fechado é a escolha de muitos na hora de praticar uma atividade física. Mas, em alguns casos, por falta de adaptação o plano é deixado de lado. O que muitos não sabem é que isso pode estar relacionado ao ambiente em que os exercícios são praticados, já que algumas pessoas se adaptam melhor a lugares ao ar livre. Por isso, uma rápida corrida na praia pode ser o estímulo que faltava para dar início ao objetivo de ter mais qualidade de vida. E o melhor: sem gastar nada.

No Recife, a orla das praias de Boa Viagem e do Pina, na Zona Sul, recebe todos os dias pessoas que estão, literalmente, correndo do sedentarismo. O biólogo Ítalo Durval, de 27 anos, é uma delas. “Já frequentei academia, mas achava o ambiente artificial. Quando comecei a treinar ao ar livre, percebi que, além dos benefícios físicos, existia um relaxamento mental, talvez pela conexão com a natureza”, conta ele. “Ir à praia se tornou o meu momento de desintoxicação”, complementa.

Estrutura para ter uma vida mais saudável é o que não falta. O calçadão de Boa Viagem oferece uma pista para caminhada de 9 km de extensão e uma ciclovia de 8,5 km. A orla conta também com espaços alternativos para a prática de atividades: sete quadras poliesportivas, quatro quadras de tênis, três campinhos de futebol, um parque de skate e 30 módulos de musculação. Todos os espaços são públicos, basta chegar e usufruir.

No Segundo Jardim, também em Boa Viagem, há ainda uma unidade da Academia Recife, com 26 equipamentos para treinos de musculação com apoio de instrutores. A Academia funciona de segunda sexta-feira das 5h30 às 9h30 e das 17h às 21h. Já a Academia da Saúde, que realiza atividades corporais como ginástica e dança, funciona das 5h30 às 7h30 e das 17h às 20h nos mesmos dias. Aos sábados, os dois espaços têm atividades apenas no horário da manhã. Para participar, os interessados devem comparecer aos locais e fazer a inscrição gratuita.

O educador físico Rafael Patrício comenta que a prática de atividades físicas na orla é uma excelente forma de variar o treino. “Correr na areia fofa, por exemplo, traz ganhos no condicionamento físico e no sistema cardiorrespiratório. Exercícios aeróbicos aumentam a respiração e os batimentos, gerando a troca de gás carbônico por oxigênio e liberando hormônios fundamentais para o nosso corpo, como cortisol e adrenalina”, explica.

“Outro benefício é a fuga da realidade. Muita gente tem a rotina agitada e passa o dia trancada em escritórios, com luz artificial. As atividades ao ar livre quebram essa rotina e proporcionam momentos de relaxamento e desestresse”, finaliza Rafael.

Praia Limpa
Quem vai à orla do Recife seja para a prática de exercícios ou apenas por lazer deve ficar atento aos cuidados com a limpeza da área. Nos domingos e feriados de abril, o projeto Praia Limpa distribui sacolas de papel para facilitar o descarte de resíduos na região. Além disso, ao longo da orla estão dispostas lixeiras de papelão para o despejo de lixo. Com isso, o espaço fica limpo e todo o material utilizado na campanha para recolher o material de descarte pode ser reciclado, preservando assim o meio ambiente.

Deixe seu Comentário!

Assine agora mesmo nosso grupo no WhatsApp e seja o primeiro e saber de tudo!

ASSINAR GRUPO VIP GRÁTIS
Anuncie