Fernando de Noronha registra temporal e moradores relatam transtornos

208

A chuva não dá trégua em Fernando de Noronha. No mês de abril há registro de chuvas quase todos os dias e, desde a madrugada desta quinta-feira (25), o temporal é intenso. Em 24 horas, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), registrou 48 milímetros de precipitação.

A agência havia previsto ao Blog Viver Noronha que em 2019 a ilha teria um ano mais chuvoso e as previsões estão se confirmando. Em abril, por exemplo, a média histórica é de 147 milímetros. Esse numero já foi superado em mais de 100%. Do início do mês até esta quinta-feira, foram registrados 347 milímetros.

“A ilha está localizada na Zona de Convergência Intertropical e o aquecimento da temperatura do oceano amplia a quantidade de chuva”, explica a meteorologista da Apac, Maria Aparecida Fernandes.

Segundo a previsão da agência, a tendência é seguir chovendo no fim deste mês de abril e em maio. “Até o final de abril e em maio devem ser registradas mais chuvas em Noronha, mas a intensidade deve diminuir, diz Aparecida Fernandes.

Transtornos
Quanto mais chove, mais transtornos enfrentam os moradores da ilha. As dificuldades só aumentam para quem mora na Estrada Velha do Sueste, Quixaba, Coreia e Três Paus, entre outras localidades.

“A cada dia a situação piora no bairro dos Três Paus. A água desce do morro e a rua vira um rio. Quanto mais chove, pior fica“, conta a dona de casa Rejane Bezerra.

“As crianças precisam usar galocha ou um saco plástico nos pés para sair de casa. A gente precisa ficar se equilibrando para andar e não cair”, fala a aposentada Maria das Graças Pereira”.

O acesso às principais praias da ilha e aos pontos turísticos também está prejudicado. Os visitantes e moradores enfrentam dificuldades para chegar às praias do Sancho, Cacimba do Padre, Leão, Conceição e Boldró.

O empresário Avanir Garcia registrou a correnteza no Sítio Histórico do Cachorro. “Desceu uma enxurrada na região do Cachorro, ficou difícil para se locomover, muita água. A situação é complicada”, conta Avanir.

Deixe seu Comentário!

Assine agora mesmo nosso grupo no WhatsApp e seja o primeiro e saber de tudo!

ASSINAR GRUPO VIP GRÁTIS
Anuncie