Galo da Madrugada terá 31 trios elétricos e artistas como Elba Ramalho e Vanessa da Mata

79

O desfile do Galo da Madrugada, que completa 40 anos em 2018, contará com 31 trios elétricos com artistas locais e de renome regional e nacional, alegorias e fantasias que ganharão as ruas da capital pernambucana no próximo sábado de Zé Pereira (10).

Entre as atrações principais estão Almir Rouche, Geraldinho Lins, Nádia Maia, Cristina Amaral, Fafá de Belém, Nena Queiroga, Luiza Possi, Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, Elba Ramalho, Toni Garrido, André Rio, Gerlane Lops, Nonô Germano, Vanessa da Mata, Maestro Spok, Gaby Amarantos e Fulô de Mandacaru.

O bloco usará o trabalho operacional de quatro mil pessoas, entre artistas, cantores, músicos, diretores, apoio, seguranças, postos médicos e figurinistas. O percurso de seis quilômetros será exatamente o mesmo utilizado desde 2011, contemplando bairros do centro do Recife como São José, Santo Antônio, Coelhos, Boa Vista, Coque, Cabanga e Recife Antigo. A diretoria espera manter o número de foliões presentes acima dos dois milhões, quantidade que rendeu a inserção do bloco no Guinness Book.

A folia terá início às 9h, após o tradicional Café da Manhã do Galo, que reunirá diretoria, trabalhadores, políticos e foliões no Forte das Cinco Pontas, no Bairro do Recife, na área central da capital. A dispersão deverá acontecer por volta das 18h30, depois de mais de nove horas de festa, na rua do Imperador, no bairro de Santo Antônio, também no Centro.

As alegorias farão alusão às principais manifestações culturais do Estado, antigos carnavais e compositores. Os temas serão Clarins e Trombetas, Abre-alas, Carnavais do Passado, Pernambuco de Todos os Carnavais, Grandes Compositores e Galo no Brasil e no Mundo. A coletiva de imprensa, realizada na manhã desta terça-feira (6), apresentou os mascotes oficiais do Galo e do Pinto da Madrugada.

Percurso
O desfile do Galo terá início na Travessa do Forte e segue pelo Forte das Cinco Pontas, rua Imperial (sentido praça Sérgio Loreto), avenida Dantas Barreto (esquina com a praça Sérgio Loreto), praça Sérgio Loreto (sentido avenida Sul), avenida Sul, rua Saturnino de Brito, rua Imperial, praça Sérgio Loreto (sentido Sede do Galo), rua Imperial (voltando para a praça Sérgio Loreto), rua do Muniz, avenida Dantas Barreto (sentido praça da Independência), praça da Independência, avenida Guararapes e rua do Sol.

Pinto da Madrugada
A versão infantil do maior bloco do mundo vai animar os foliões mirins na terça-feira de Carnaval (13). A agremiação infantil desfila com minitrios, três trenzinhos, frevioca com animação do Palhaço Chocolate, Barca Maluka, Orquestra Mirim do Galo, Animakids e Cia do Riso. A concentração terá início às 8h30 em frente à sede do Galo, na praça Sérgio Loreto, no bairro de São José, no Centro do Recife, e o desfile tem início marcado para 10h.

A organização do Galo pede para que os responsáveis levem duas latas ou quatro sacos de leite em pó. A doação garante a participação das crianças no desfile nos trenzinhos.