Homem é flagrado descartando resíduos sólidos no Parque dos Manguezais

108

Um homem foi flagrado descartando resíduos sólidos no Parque dos Manguezais, na Zona Sul do Recife. Os resíduos foram retirados de dentro de um caminhão, que teve a placa anotada pela Prefeitura do Recife. O proprietário do veículo será autuado pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife. A penalidade prevista, além da autuação, é de aplicação de multa com valor entre R$ 200 e R$ 10 milhões.

Imagens enviadas por um denunciante, na última sexta-feira (9), mostram o veículo, de cabine vermelha, estacionado na Via Mangue. O condutor retira os entulhos da carroceria e atira na água. Fiscais da secretaria que analisaram o vídeo acreditam que se tratar de entulhos da construção civil.

A equipe da fiscalização disponibilizou o vídeo para a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), que conseguiu identificar nas imagens das câmaras de segurança da Via Mangue o mesmo veículo no momento em eu o motorista cometia o crime ambiental. A CTTU também verificou a placa do caminhão e a identificação do proprietário.

O lançamento irregular de resíduos sólidos ou rejeitos em praias, no mar ou quaisquer recursos hídricos é considerado infração pelo Decreto Municipal Nº 30.324/2017, que regulamenta a Lei Municipal 18.211/2016. A população pode denunciar flagrantes desse tipo pelo 0800 720 4444 ou no site meioambiente.recife.pe.gov.br, na aba fiscalização.