Instituto alerta para perigo de tubarão em praias de Noronha após baleia aparecer morta

76

O Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) publicou um alerta, nesta terça-feira (5), para recomendar aos moradores e turistas de Fernando de Noronha que evitem o mar nas Praias do Meio e do Cachorro. A medida foi tomada por causa da presença de tubarões-tigre, atraídos pelo cheiro de uma baleia morta, encalhada desde domingo (3).

“Nós estamos fazendo o alerta por precaução e sugerimos evitar o mergulho nas áreas, até os vestígios da carcaça da baleia se dissiparem”, afirmou a chefe substituta do Núcleo Integrado do ICMBio, Silmara Erthal.

O presidente do Instituto Tubarões de Noronha, Léo Veras, aprova a recomendação. “Nós identificamos na área pelo menos quatro tubarões de espécie agressiva. Acreditamos que se deve evitar o banho na área até sexta-feira (8), quando ocorre a mudança de lua”, disse Veras.

Os moradores da ilha tentaram registrar imagens de tubarões. “Eu vi bastante tubarão do alto. Fui com amigos fazer um mergulho para tentar filmar, mas infelizmente não conseguimos identificar os tigres”, comentou o surfista Erivaldo Alves da Silva, conhecido como Nego Noronha.

O surfista não recomenda que outras pessoas mergulhem na região. “Pode acontecer uma fatalidade, pois os tubarões estão perto da areia por causa do cheio da baleia”, alertou.

Os pesquisadores do Projeto Golfinho Rotador recolheram amostras da baleia e avaliaram que o animal morreu de causas naturais. Os restos da baleia piloto foram recolhidos pela Administração da Ilha.

Deixe seu Comentário!

Assine agora mesmo nosso grupo no WhatsApp e seja o primeiro e saber de tudo!

ASSINAR GRUPO VIP GRÁTIS
Anuncie