Mau cheiro e queimadas em lixão de Paudalho afetam moradores

61

A fumaça saindo das cinzas remete à imagem de um vulcão em erupção. O local, na verdade, é o lixão formado na Comunidade Engenho Orá, na Zona Rural de Paudalho, na Zona da Mata de Pernambuco. O amontoado de lixo e a fumaça, formada pelo número de queimadas, põem em risco a saúde de quem circula na área.

Das cinzas, saía uma nuvem branca, sinal de que uma queimada aconteceu no local havia pouco tempo. No lixo, é possível ver todo tipo de material, desde plástico a papelão, vidro, lata e algodão. A fumaça chega a atrapalhar a visão de quem anda na área.

É o caso do aposentado Severino dos Santos, de 69 anos. Ele mora próximo ao lixão há cinco meses e contou que “dia e noite” sofre com o cheiro forte nas redondezas. “Fica uma fumaça tão grande que à noite, para dormir, todo mundo fica agoniado. Esse fogo não vai acabar sozinho não, só quando o bombeiro chegar”, disse.

O professor e agricultor Felipe Cornélio ressaltou que o problema é de todo o município. “Esse lixo causa doenças por ter resíduos. A fumaça se espalha na cidade de Paudalho. Não totalmente porque vai a favor do vento, mas em varias regiões. Isso é prejudicial à saúde”, afirmou.

De acordo com o secretário-executivo de Agricultura e Meio Ambiente de Paudalho, Josimário Marques, o problema deve ser resolvido ainda no primeiro semestre de 2020. “Apresentamos uma proposta de erradicação ao Tribunal de Contas e, em 150 dias, a gente vai finalizar o depósito de resíduos e levar para aterros sanitários próximos”, afirmou.

Nesse processo de erradicação do lixão, Marques informou que os catadores que atualmente trabalham no local estão incluídos. “Fizemos cursos de capacitação junto com o governo, distribuímos equipamentos de proteção. Temos 30 catadores que fazem parte de uma cooperativa que vai ser contratada para implantar o sistema de coleta seletiva no município”, disse o secretário.

Deixe seu Comentário!

Assine agora mesmo nosso grupo no WhatsApp e seja o primeiro e saber de tudo!

ASSINAR GRUPO VIP GRÁTIS
Anuncie