Moradores e fiscais em defesa dos caranguejos em Sirinhaém

127

Uma ação de conscientização de fiscais da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) em Sirinhaém, na Mata Sul do Estado, em defesa da preservação dos caranguejos uçá foi realizada nesta sexta-feira (23) e teve resultados inesperados. Moradores se uniram aos agentes e ajudaram. Um deles chegou a ceder uma caixa d’água para o recolhimento dos caranguejos, cerca de 500, que foram soltos em área de mangue logo depois.

No período de reprodução, conhecido como ‘andada’, vários caranguejos-uçá aparecem e chamam a atenção de muita gente em Barra de Sirinhaém. Entretanto, o período de defeso, quando fica proibida a captura dos animais, terminou no último dia 21.

Alertaram sobre a importância de as fêmeas não serem capturadas e de que, mesmo fora do período de defeso, caranguejos com a carapaça menor que 5cm não podem ser capturados. A ação não estava planejada.

Dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guadalupe, uma equipe da fiscalização da CPRH, que estava em outra atividade no município, e outra da gerência das Unidades de Conservação foram à praia conscientizar a população, inclusive os veranistas sobre o período reprodutivo da espécie.

 

Deixe seu Comentário!