Mototaxista e passageira caem em cratera em via de Olinda

450

Um mototaxista e uma passageira caíram em uma cratera de cerca de 3 metros de profundidade no bairro de Peixinhos, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR), na madrugada desta segunda-feira (27).

O acidente aconteceu por volta das 3h na avenida Presidente Kennedy quando o profissional trazia a cliente do trabalho, no bairro da Bomba do Hemetério, Zona Norte do Recife, para casa, em Casa Caiada, também em Olinda. Ambos passam bem apesar do susto e devem procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para realizar os exames médicos necessários.

A segurança Andrea Alvarenga, de 43 anos, conta que o mototaxista trafegava na via em baixa velocidade quando aconteceu a queda. “Se ele não estivesse devagar, teríamos morrido. Estava com água barrenta e não tinha sinalização nenhuma em volta. Ficamos procurando algum apoio e terminamos engolindo essa água podre. Tentamos nadar para subir, até que conseguimos ir para um canto, pegar um apoio e subir. Passamos muito mal e quase morremos”, detalhou.

Origem da cratera
Por meio de nota, a Prefeitura de Olinda esclareceu que o buraco não é de responsabilidade da gestão municipal, mas da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). “A confirmação foi feita após a análise da equipe da Secretaria Executiva de Serviços Públicos, que esteve no local do acidente, na manhã de hoje [segunda]”, afirma o texto.

Equipes da Compesa foram ao local para averiguar se a origem da cratera se deu por conta de um vazamento da tubulação. Segundo a distribuidora, a cratera foi provocada pelo estouramento de uma tubulação de grande porte com 400 milímetros de diâmetro.

A força da pressão da água teria aberto o buraco na faixa dos ônibus, próximo ao canteiro central da avenida, segundo a Compesa. No local, há uma rede elétrica de iluminação pública enterrada e, por isto, a distribuidora solicitou o desligamento da energia na região à Companhia Energética de Pernambuco (Celpe).

Faixa de ônibus
Para finalizar, a Compesa lamentou o ocorrido, mas afirmou que o mototaxista transitava na faixa de ônibus, que não seria permitida para motos. No entanto, de acordo com a Secretaria de Transportes e Trânsito de Olinda, outros veículos podem trafegar pela faixa destinada para ônibus entre 22h e 5h. Como o acidente ocorreu às 3h, a faixa estava liberada para o mototaxista.

Ainda em relação à fiscalização, a secretaria esclareceu, por meio de nota, que a instalação de câmeras de segurança em pontos da avenida Presidente Kennedy está em fase de licitação.

Reparos
Os reparos na rede afetam o abastecimento de água previsto para esta segunda nos bairros de Monte, Guadalupe, Amparo, Bonsucesso, Barreira do Rosário e na parte baixa dos Bultrins. A distribuição deve voltar ao normal às 18h. O reaterro também será providenciado pela Compesa, assim como os estudos para substituição da rede que apresenta vazamentos.

Agentes de trânsito de Olinda sinalizaram o trecho e reordenaram o trânsito na região. A moto foi removida da cratera por um guindaste por volta das 9h [assista no vídeo abaixo]. “Vamos para concessionária e por para dentro na Justiça. Graças a Deus deu tudo certo”, finalizou Andrea.

Deixe seu Comentário!

Anuncie