Muro de Defesa Civil vira ‘painel’ de pichações contra lixo em Olinda

88

Moradores do bairro de Jardim Atlântico, em Olinda, sofrem com a sujeira em áreas públicas. Na Rua Arácia, o muro da Defesa Civil virou um “painel” para pichações, que alertam para a proibição de jogar lixo na rua. Mesmo assim, entulhos se acumulam e cavalos e pombos circulam na área de descarte irregular.

Nas mensagens escritas no muro, destacam-se frases como “não jogue lixo”, “educação é um dever de todos”. Em uma delas, há um recado para o prefeito: “se o lixo não for recolhido em dois dias, tocaremos fogo”.

A situação é a mesma na Rua José Mariano Viana, onde um buraco aberto no meio da via serve como depósito para o lixo. Moradora do local, a dona de casa Ivanilda Bezerra afirma que a sujeira é uma constante.

“A comunidade joga as coisas aqui. Alguns saem de outros bairros. É resto de oficina, gente com carroça. Às vezes, cortam madeira ou fazem limpeza de calçadas, em outro canto, e trazem para cá. Moro aqui há três anos e, desde que cheguei, é desse jeito. Outros, mais antigos, dizem que sempre foi assim”, diz.

Catador de recicláveis, José Severino Barbosa reclamou da quantidade de lixo jogado nas ruas. Segundo ele, é difícil até para passar com a carroça.

“Tem horas que tem mais de três carros de lixo por aqui. Fiscalização é difícil em Olinda. Tem cavalo, porco, de tudo. Escorpião ninguém nem fala mais. Já fui picado duas vezes”, afirma.

Por meio de nota, a Secretaria de Serviços Públicos de Olinda informou que a coleta de lixo “segue normal” na cidade, de segunda a sábado, e equipes trabalham em regime especial no domingo, “recolhendo resíduos depositados nos principais corredores e avenidas”.

A prefeitura diz, ainda, que “enviará uma equipe até o local para reforçar a limpeza” e que a Defesa Civil ” vai apurar a ocorrência de pichação”.

Sobre os cavalos, a prefeitura informou que um caminhão com dois laçadores deve ser enviado nesta segunda (21) para recolher os animais e levá-los para o alojamento.

A gestão informa que o serviço para recolhimento de animais de grande porte “está funcionando normalmente” e que dois telefones estão à disposição para receber denúncias da população: (81) 3439.5535 e 9 7104-7051.

O segundo telefone funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. É necessário que o denunciante informe qual é o animal e onde ele se encontra.

Deixe seu Comentário!

Assine agora mesmo nosso grupo no WhatsApp e seja o primeiro e saber de tudo!

ASSINAR GRUPO VIP GRÁTIS
Anuncie