Mutirões facilitam retirada de VEM Passe Livre por adolescentes em semiliberdade da Funase

120

Por meio de mutirões, a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e a Secretaria Estadual de Educação (SEE) estão facilitando o atendimento de adolescentes e jovens em semiliberdade para a retirada do VEM Passe Livre em Pernambuco. O Passe Livre oferece o direito de passagens de ônibus gratuitas a alunos da rede pública estadual da Região Metropolitana do Recife (RMR) e cotistas da Universidade de Pernambuco (UPE) desde que estejam regularmente matriculados e tenham frequência escolar comprovada.

De acordo com a Funase, a ação pretende beneficiar 110 socioeducandos de quatro Casas de Semiliberdade (Casem) na Região Metropolitana do Recife, com idades entre 12 e 18 anos, que podem desenvolver atividades externas durante o dia, como estudar e estagiar, devendo voltar à unidade à noite. As Casas de Semiliberdade passaram a poder ser declaradas como moradia dos socioeducandos beneficiados, o que, segundo a Funase, facilitou o acesso ao Passe Livre. A indicação deve ser feita em formulário próprio emitido pelas unidades da Funase para o Grande Recife Consórcio de Transporte, indicando que o local é moradia temporária do estudante.

Segundo o chefe de unidade de Educação no Atendimento Socioeducativo da SEE, Hugo Regis, os socioeducandos sempre tiveram direito ao Passe Livre, mas alguns empecilhos não permitiam a emissão do documento, como a famíla morar em locais que não era possível comprovar a residência ou não possuir carteira de estudante.

Ainda segundo a Funase, o uso do VEM Passe Livre pelos socieducandos será acompanhado pelas equipes das unidades da fundação, com monitoramento e controle da concessão.

Deixe seu Comentário!