O que abre e o que fecha no feriado de 7 de setembro

152

O feriado nacional da Independência do Brasil, celebrado nesta sexta-feira, 7 de setembro, altera o horário de funcionamento de escolas, faculdades, comércio e repartições públicas do Recife e da Região Metropolitana. Alunos não terão aulas e shoppings funcionarão em horário especial.

Confira o que abre e o que fecha e os horários de funcionamento:

Comércio do centro do Recife e bairros
De acordo com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) do Recife, o funcionamento das lojas neste feriado é facultativo, das 9h às 17h, segundo acordo da Convenção Coletiva de Trabalho 2018/2019.

Apenas as grandes redes localizadas na avenida Conde da Boa Vista tradicionalmente funcionam em feriados.

Shoppings
Shopping Recife: lojas fechadas. Apenas lazer e alimentação funcionam das 12h às 21h. Cinema conforme a programação.
Shopping Tacaruna: 12h às 21h. Cinema conforme a programação.
RioMar Shopping: 12h às 21h. Alimentação das 12h às 23h. Cinema conforme a programação.
Plaza Shopping: 12h às 21h. Cinema conforme a programação.
Shopping Boa Vista: 11h às 19h. Game Station, das 11h às 21h. Cinema conforme a programação. O Expresso Cidadão não abrirá.
Shopping Guararapes: 9h às 22h. Bancos não abrem. Cinema conforme a programação.
Paço Alfândega: 11h às 20h.
Shopping Patteo Olinda: 12h às 21h. Cinema conforme a programação.
Paulista North Way Shopping: 12h às 21h. Cinema conforme a programação.
Shopping Camará: 12h às 21h. O cartório estará fechado. Cinema conforme a programação.
Shopping Costa Dourada: 10h às 22h. Cinema conforme a programação.

Bancos
Todos os bancos públicos e privados estarão fechados. O atendimento volta ao normal na segunda-feira.

Universidades
Alunos das Universidades Federal de Pernambuco (UFPE), Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), de Pernambuco (UPE) e Católica de Pernambuco (Unicap) não terão aulas. O administrativo das instituições também não funcionará.

Escolas
Escolas e creches das redes estadual, municipal e privada não têm aulas nesta sexta.

Detran-PE
As unidades do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) em todo o Estado não funcionarão no feriado. Os postos dos shoppings Plaza, Recife, Tacaruna, Guararapes, Costa Dourada, Caruaru, Difusora, Vitória, Paulista North Way e nos postos expressos de Boa Vista, Cordeiro, Olinda, RioMar, Garanhuns e Petrolina abrem normalmente no sábado (8).

As unidades sede, na Estrada do Barbalho, no bairro da Iputinga, na Zona Oeste do Recife, Unidade de Controle de Táxi e Coletivos (Duat) e as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) também não funcionam no sábado.

Ministério Público do Trabalho
As unidades do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco estarão fechadas. O expediente volta ao normal na segunda-feira (10).

Paço do Frevo
Funciona normalmente com horário de visitação das 9h às 17h.

Prefeitura do Recife
Os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da PCR e na sede da Reciprev e Saúde Recife não funcionam. O serviço volta à rotina a partir da segunda-feira (10), das 8h às 17h.

– Centro de Atendimento ao Contribuinte fecha.
– Compaz e Bibliotecas Populares fecham.
– Secretaria da Mulher fecha (apenas o Liga, Mulher funciona em plantão, das 7h às 19h, no 0800.281.0107).
– Mercados e feiras funcionam das 6h às 13h. No sábado e no domingo funcionam normalmente, das 6h às 18h e 6h às 13h, respectivamente.
– Saúde: Upinhas 24h, Hospital da Mulher do Recife e maternidades municipais abrem. Unidades de Saúde da Família e Policlínica Lessa de Andrade fecham. Vacinação antirrábica na Policlínica Professor Barros Lima, funcionará 24h. Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) funciona em plantão, das 8h às 17h. O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) funcionam normalmente
– Trânsito: Serviços de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos. Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h.
– Empreendedorismo: Salas do Empreendedor que funcionam no andar térreo da PCR, no Centro Público de Casa Amarela, no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Escritor Ariano Suassuna fecham e reabrem na segunda.
– Emprego: As unidades da Agência do Emprego de Casa Amarela, Afogados, Soledade e Rio Branco fecham e reabrem na segunda.
– Escolas profissionalizantes: As escolas profissionalizantes da Prefeitura do Recife fecham e reabrem na segunda.
– Procon: A sede e os postos avançados do Procon Recife no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Escritor Ariano Suassuna fecham. O trabalho voltará ao normal na segunda.
Esporte: Programas esportivos realizados pela Secretaria Executiva de Esportes não funcionam e retornam à normalidade a partir da segunda. Exceção para o Recife Bom de Bola, campeonato de futebol de várzea, que terá jogos da sexta até o domingo.
– Hospital Veterinário: O Hospital Veterinário do Recife estará fechado. Atendimentos e marcações de consultas voltam a funcionar na segunda-feira.
– Assistência social: Não funcionarão os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS, Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP) e Central de Atendimento do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e o Bolsa Família. A exceção são as casas de acolhimento institucional, que funcionarão normalmente.
– Direitos Humanos: O Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT e o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves estarão fechados. Já o Projeto Praia sem Barreiras oferecerá banho de mar assistido às pessoas com deficiência que forem à Praia de Boa Viagem nas manhãs de sexta-feira (7), sábado (8), domingo (9), das 8h às 13h.

Prefeitura de Olinda
Apenas os serviços essenciais como atendimento nas unidades hospitalares da cidade serão mantidos. As unidades de ensino, assim como as creches, estarão fechadas. A coleta de lixo será realizada em esquema especial, recolhendo resíduos depositados nos principais corredores e avenidas da cidade. A Diretoria de Iluminação Pública também trabalha em esquema diferenciado, mantendo apenas uma equipe de plantão para agir em casos de eventualidades.

Deixe seu Comentário!

Assine agora mesmo nosso grupo no WhatsApp e seja o primeiro e saber de tudo!

ASSINAR GRUPO VIP GRÁTIS
Anuncie