Obras na Avenida Conde da Boa Vista começam em abril; 1ª fase altera itinerário de 38 linhas de ônibus

127

As obras de requalificação da Avenida Conde da Boa Vista, no Centro do Recife, têm início a partir da terça-feira (2). Para evitar a interdição total da via, o serviço foi dividido em seis fases diferentes, com custo total de R$ 15 milhões. De acordo com a Prefeitura do Recife, a previsão é de que a avenida esteja totalmente revitalizada em novembro de 2020.

Nesta primeira etapa, orçada em R$ 3,5 milhões, o serviço ocorre em três trechos diferentes da avenida. O trabalho vai ser feito entre ruas da Aurora e do Hospício e entre as ruas Gervásio Pires e José de Alencar, no sentido cidade/subúrbio. Já no sentido subúrbio/cidade, os serviços ocorrem no trecho entre as ruas do Hospício e Gervásio Pires.

“Nessa primeira fase, vamos fazer obras de drenagem, melhoria nas calçadas e na iluminação e novas paradas de ônibus. A ideia é não iniciar uma fase seguinte sem que a anterior tenha sido totalmente concluída”, diz o secretário de Infraestrutura do Recife, Roberto Gusmão. A intervenção faz parte das promessas feitas pelo prefeito Geraldo Julio (PSB) durante a campanha eleitoral.

Durante as obras da primeira fase, o itinerário de 38 linhas de ônibus que circulam nos trechos interditados será alterado. As paradas provisórias vão ficar nas ruas da Aurora, do Riachuelo e do Hospício e foram divididas por grupo de ônibus.

No período de reforma, a prefeitura incentiva o uso de aplicativos que monitoram o itinerário dos ônibus ou as condições do trânsito em tempo real. “Todos terão as paradas provisórias no sistema”, afirma Gusmão. Confira:

Grupo 1
313 – San Martin (Abdias de Carvalho)
321 – Jardim São Paulo (Abdias de Carvalho)
324 – Jardim São Paulo (Piracicaba)
Parada transferida do trecho em frente ao Empresarial Pessoa de Melo, na Avenida Conde da Boa Vista, para o trecho em frente ao Edifício São Cristóvão, na Rua da Aurora. Não há alteração para os ônibus que já usam essa parada da Rua da Aurora.

Grupo 2
014 – Brasília (Conde da Boa Vista)
032 – Setúbal (Conde da Boa Vista)
042 – Aeroporto (Opcional)
053 – Shopping RioMar (Opcional)
061 – Piedade
064 – Piedade (Opcional)
071 – Candeias
100 – Circular (Conde da Boa Vista/Prefeitura)
101 – Circular (Conde da Boa Vista/Rua do Sol)
243 – Vila Dois Carneiros
414 – Torre
Parada transferida do trecho da Avenida Conde da Boa Vista em frente ao Bradesco para o trecho em frente ao Colégio 2001, na Rua do Riachuelo. As linhas que já usam essa parada na Rua do Riachuelo não sofrem alterações.

Grupo 3
311 – Bongi (Afogados)
314 – Mangueira
315 – Bongi
331 – Totó (Jardim Planalto)
341 – Curado I
346 – TI TIP (Conde da Boa Vista)
516 – Casa Amarela (Nova Torre)
521 – Alto Santa Isabel (Conde da Boa Vista)
524 – Sítio dos Pintos (Dois Irmãos)
531 – Casa Amarela (Rosa e Silva)
624 – Brejo (Conde da Boa Vista)
644 – Largo do Maracanã
726 – Alto Santa Terezinha (Conde da Boa Vista)
731 – Beberibe (Espinheiro)
Paradas transferidas dos trechos da Avenida Conde da Boa Vista em frente aos edifícios Sion e Pirapama para a parada atrás da Faculdade de Direito do Recife, em frente à Rua do Riachuelo. Os ônibus que já circulam nesse trecho não sofrem alterações.

Grupo 4
121 – Vila da Sudene
168 – TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista)
185 – TI Cabo
214 – UR-02/Ibura (Opcional)
224 – UR-11 (Opcional)
411 – Plaza Shopping (Dantas Barreto)
Parada transferida do trecho da Avenida Conde da Boa Vista em frente ao Edifício Pirapama para a área em frente ao Ginásio Pernambucano, na Rua do Hospício. As linhas que já utilizam essa parada não sofrem alterações.

Mudanças no trânsito
A primeira fase da obra também vai alterar a circulação de veículos no trecho. Por causa dos serviços, o trecho no sentido cidade/subúrbio entre as ruas da Aurora e do Hospício fica interditado. Como alternativa, foi criado um desvio provisório para os carros, pela Rua do Riachuelo. Ônibus, motos e táxis estão autorizados a passar pelo outro sentido, das 6h às 22h.

Outras fases
Nas etapas seguintes do projeto, a prefeitura pretende realizar obras de drenagem, melhorias na iluminação e revitalização de paradas de ônibus. Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, a reforma vai proporcionar melhorias para quem utiliza o transporte público. A prefeitura informou, nesta quinta (28), os trechos das fases, mas não estipulou o prazo das etapas.

Deixe seu Comentário!

Assine agora mesmo nosso grupo no WhatsApp e seja o primeiro e saber de tudo!

ASSINAR GRUPO VIP GRÁTIS
Anuncie