Uma pesquisa realizada pelo Centro Integrado de Estudos Georreferenciados para a Pesquisa Social (Cieg) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) revelou que apenas uma cidade de Pernambuco não tem casos confirmados do novo coronavírus. De acordo com o estudo, 103 dias (pouco mais de 3 meses) após o primeiro caso, registrado no Recife, só Manari, município localizado no Sertão do Estado, não tem confirmações da covid-19.

O levantamento é feito a partir dos dados informados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e pelas secretarias municipais de Saúde. Um mapa com o panorama da pandemia no Estado é atualizado constantemente pelos pesquisadores, que identificaram 12 cidades que não constavam nos informes epidemiológicos da SES. Como há diferenças entre os números informados pelo Estado e pelos municípios, os pesquisadores decidiram investigar de forma mais aprofundada os municípios que constavam como não contaminados.

Dos 12 que não apareciam nos números da SES-PE, 10 deles já tinham casos confirmados, de acordo com os sites das prefeituras. Para descobrir se os dois municípios restantes – Manari e Mirandiba – tinham casos confirmados, os pesquisadores acionaram as prefeituras e secretarias municipais de Saúde por telefone. Desta forma, o estudo constatou que Mirandiba, com 15.390 habitantes, já apresenta uma morte suspeita de covid-19. Já Manari, que tem 21.434 habitantes, tem casos sob investigação.