População da Ilha de Itamaracá sofre com ruas às escuras

191

Moradores do Loteamento Praia do Sossego, localizado na Ilha de Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife, vivem momentos de apreensão há pelo menos dois meses. É que, desde o mês de janeiro, as ruas da região estão sem receber iluminação nos postes.

De acordo com o administrador de empresas Fábio Roma, de 50 anos, a população está impossibilitada de transitar pelas ruas do bairro quando anoitece. “Já faz meses que estamos nesta situação. A gente não sai na rua à noite com medo de sair na escuridão porque ninguém consegue ver nada. Não sabemos o que está por trás dos cruzamentos. A rua fica totalmente esquisita”, relatou.

Com a falta de iluminação, a região tem se tornado ambiente propício à prática de assaltos. Para prevenir e garantir a segurança das pessoas que precisam transitar nos entornos, os moradores se reuniram para contratar um serviço de vigilância. “Recentemente, uma pessoa foi roubada. Isso aconteceu na rua que ficar atrás da minha. Constantemente aparecem assaltos e isso tem a ver com a escuridão da rua”, comenta Fábio.

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) informou ao Portal FolhaPE, por meio de nota, que as solicitações de reparos, como troca de lâmpadas e conserto de equipamentos, são de responsabilidade da Prefeitura da Ilha de Itamaracá. A companhia apenas arrecada a Contribuição de Iluminação Pública (CIP), repassando o montante recebido à administração municipal, que define tanto o percentual cobrado, quanto a aplicação dos recursos arrecadados.

Além da Celpe, os moradores entraram em contato com a Prefeitura da cidade para solucionar o problema, mas, segundo eles, até o momento nenhuma providência foi tomada. “Venho falando, assim como os meus vizinhos, há meses com a Prefeitura de Itamaracá. Cheguei a falar três vezes com o secretário de Obras, Francisco de Assis. Todas as vezes, ele disse que vai mandar equipes, que em nenhum momento apareceram”, reclama o administrador de empresas.

O portal FolhaPE entrou em contato com a prefeitura para esclarecer as denúncias. O secretário de Infraestrutura do município informou que já realizou várias operações na região. “Recentemente, fizemos intervenções em vários lugares. Mas, por ser uma região de praia, a maresia e outras séries de fatores fazem com que a iluminação pública falhe. Precisamos ir ao local para ver esta situação e assim solucionar o problema”, disse Francisco de Assis.

Prefeitura da Ilha de Itamaracá
Em resposta ao proprietário Fábio, o secretário prometeu renovar a manutenção dos postes até esta quinta-feira (15). “Nesta quarta-feira (14) não poderei ir ao local devido à minha agenda, mas, na quinta-feira, vou acompanhar uma equipe na rua Nova Guiné para solucionar este caso”, prometeu o secretário. Ele, no entanto, disse não ter nenhum canal específico para que a população informe os problemas com a iluminação pública.

Caso os moradores precisem contatar a Prefeitura sobre os problemas com iluminação, precisarão se deslocar até a Secretaria de Infraestrutura, localizada na Prefeitura da Ilha de Itamaracá, na avenida João Pessoa Guerra, nº 37, no bairro do Pilar, para informar. A reclamação deve ser feita exclusivamente através de um protocolo. “Assim as equipes se deslocarão ao local para verificar e renovar as lâmpadas”, explicou o secretário.

Deixe seu Comentário!

Anuncie