Prefeitura do Recife lança aplicativo para mapear focos de mosquitos

66

Um aplicativo para mapear os focos dos mosquitos Aedes aegypti e Culex quinquenfaciatus, conhecido popularmente como muriçoca, foi lançado nesta quinta-feira (21) pela Prefeitura do Recife. A ferramenta, desenvolvida pela Empresa Municipal de Informática (Emprel), pretende dar mais agilidade ao trabalho dos agentes na coleta de dados, transmissão, consolidação e identificação automática da presença de focos dos mosquitos na cidade.

Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, 60 agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) já receberam smartphones com o app Saúde Ambiental Digital e estão monitorando as casas do Distrito Sanitário VI, que abrange os bairros de Boa Viagem, Brasília Teimosa, Imbiribeira, Ipsep e Pina, na Zona Sul da capital. Segundo a prefeitura, até o fim do ano, todos os 600 agentes de saúde ambiental do Recife estarão com os aparelhos em mãos e vão percorrer os demais distritos bairros da cidade.

De acordo com o prefeito do Recife, Geraldo Julio, o aplicativo vai permitir que os agentes tenham acesso a mapas, dados e tabelas, que serão registrados online com localização georreferenciada do local onde foi encontrado foco do mosquito. Ainda segundo o prefeito, projeto ainda está na fase de piloto, mas deverá ser estendido em breve.

O secretário de Saúde do Recife, Jaílson Correia, explicou que o aplicativo vai registrar o roteiro dos agentes no dia a dia, e serão gerados relatórios e informações para serem utilizados no desenvolvimento de ações de prevenção e promoção de saúde.

Deixe seu Comentário!