Primeira etapa do novo plano de circulação da lha do Retiro entra em vigor

162

A primeira etapa do novo plano de circulação do bairro da Ilha do Retiro, na Zona Oeste do Recife, entrou em vigor nesta terça-feira (16). As alterações visam melhorar o trânsito nos bairros de Joana Bezerra, Ilha do Retiro, Madalena, Torres e Derby. Agentes e orientadores da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) realizam panfletagem para orientar motoristas e pedestres, que elogiaram as mudanças.

Entre as principais mudanças aplicadas nesta terça, o novo binário entre a rua Benfica e as ruas professor Benedito Monteiro e José Múcio Monteiro, um novo acesso na rua Benfica a partir da intercessão com a rua Doutor Severino Pinheiro, na altura da Praça do Internacional e um novo acesso na avenida Sport Club do Recife.

A diretora-presidente da CTTU, Taciana Ferreira, explicou as alterações iniciadas nesta terça. “Dividimos esse novo plano de circulação em duas etapas de implantação. A primeira é aqui na rua Benfica com a rua Benedito Monteiro, onde implantamos inicialmente um binário, melhorando o acesso de alguns bairros. A Benfica se torna mão única no sentido Derby. Também vai ser possível acessar os bairros das Graças, Madalena e Torre com a abertura de um canteiro que possibilita seguir pela avenida Beira Rio e dá acesso a esses bairros”, detalhou.

“Melhoramos a acessibilidade da Benedito Monteiro. Quem entrar pela Benedito Monteiro terá que pegar a José Múcio Monteiro e então além de entrar na Sport Club do Recife, no sentido Derby/BR-232, também vai poder ter acesso à esquerda entrando pela rua Paissandú e acessando a Agamenon Magalhães”, completou Taciana.

Segundo Taciana, as alterações foram pensadas para contribuir com a diminuição dos congestionamentos na área. “Aqui é um ponto muito crítico, onde havia muita retenção nos horários de pico, tanto pela manhã quanto pela noite. As nossas análises verificaram que estas mudanças vão contribuir para diminuir os engarrafamentos, além da melhoria da acessibilidade. Acreditamos que com isso haverá uma melhoria na fluidez do bairro do Derby, onde também há pontos de retenções”, explicou.

As mudanças foram elogiadas por quem passou pelo local na manhã desta terça. “Achei ótima a mudança, porque melhorou muito o trânsito. Em vez de a gente fazer o percurso depois da ponte, já vamos direto. Facilitou muita coisa”, disse o técnico agrícola, Severino Freire de Souza.

O novo plano de circulação, de acordo com a diretora-presidente da CTTU, contribui também para o fluxo de pedestres. “É importante ressaltar que esse novo plano também valoriza o pedestre. Implantamos nove novas faixas e semáforos com tempo específico para os transeuntes realizarem suas travessias com mais segurança”, finalizou Taciana.

A segunda etapa será aplicada no próximo sábado (20) e prevê um novo binário entre a avenida Beira Rio e a avenida Prefeito Lima de Castro e a implementação de mão única no Túnel Chico Science.

Novos trajetos nas principais direções para os condutores:
Avenida Beira Rio/ Ilha do Leite: O condutor oriundo da Avenida Beira Rio, com destino à Ilha do Leite, deverá girar à esquerda após o Túnel Chico Science, na rotatória da Praça da Bandeira, acessando a Avenida Sport Clube do Recife no sentido BR-232, girar à direita na R. Benedito Monteiro e à direita novamente na R. José Múcio Monteiro, onde poderá seguir pela a Avenida Sport Clube do Recife no sentido Avenida Governador Agamenon Magalhães.

Avenida Beira Rio/ Bairro da Torre e Graças: O condutor deverá seguir em frente, passar pelo Túnel Chico Science, Rua Benfica e, através do novo acesso, contornar a Praça do Internacional, seguindo pelas ruas Arlindo Gouveia ou Heitor Maria Filho, e acessando a Avenida Beira Rio com destino aos bairros da Torre e Graças.

Avenida Sport Clube do Recife/ Bairro da Torre e Graças: O condutor que segue no sentido Centro deverá acessar o Túnel Chico Science, Rua Benfica e Avenida Beira Rio com destino aos bairros da Torre e Graças.

Ilha do Leite/ Torre e Graças: Após passar a Rua Paissandu, contornar a Praça da Bandeira à direita, seguir pela Rua Benfica e, através do novo acesso, contornar a Praça do Internacional e seguir pelas ruas Arlindo Gouveia ou Heitor Maia Filho, acessando a Avenida Beira Rio com destino aos bairros da Torre e Graças.

Avenida Sport Clube do Recife/ Joana Bezerra: O condutor deverá realizar o giro à direita na Avenida Prefeito Lima de Castro, uma vez que um trecho da Avenida Beira Rio se tornará mão única no sentido Derby.