Primeiro dia de volta às aulas tem trânsito tranquilo

71

O movimento de veículos na volta às aulas nesta sexta-feira (1) foi bem abaixo do habitual para a data. A razão foi de que muitos colégios somente iniciaram o ano letivo para algumas turmas específicas – o restante irá retornar somente na segunda-feira (04).

Nesta sexta, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) iniciou a Operação Volta às Aulas com o objetivo de garantir a fluidez do tráfego e auxiliar condutores e pedestres. Um total de 80 agentes e orientadores de trânsito, além de 30 educadores e artistas, será mobilizado em pontos críticos onde foram verificados uma maior retenção de veículos nos horários de início e término das aulas.

“Nós estamos voltando às aulas e isso significa que há um aumento grande de carros no trânsito, principalmente no entorno das escolas. Para termos uma melhor educação no trânsito, a gente começa desde pequeno. As crianças já se deslocam pela cidade, seja por ônibus, a pé ou bicicleta”, afirmou o coordenador do Programa municipal de Educação para o Trânsito da CTTU, Francisco Irineu.

A operação vai ocorrer entre os dias 1 e 15 de fevereiro nos dois horários de entrada de alunos da escola, logo pela manhã e por volta do meio-dia.

Ainda segundo Irineu, no período de férias escolares existe uma redução média de 250 mil veículos circulando nas vias do Recife e esse número pode chegar a mais de 1 milhão com a volta às aulas – um aumento médio de 20 a 25%, de acordo com as contagens feitas pelos equipamentos eletrônicos implantados nos principais corredores de trânsito.

Entre as vias que vão receber a ação estão as avenidas Rui Barbosa, João de Barros, Norte, Conselheiro Aguiar, Visconde de Jequitinhonha, Doutor José Rufino e ruas Paissandu e Dom Bosco.

Infrações
Na hora de deixar ou pegar seus filhos na escola, muitos pais acabam cometendo diversas infrações no trânsito, como estacionar em fila dupla, sobre a faixa de pedestre ou em desacordo com a sinalização regulamentada na via.

Essas práticas são puníveis de multa no valor de R$ 195,23 e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, o condutor corre o risco de ter o veículo apreendido.

“Para que isso não ocorra, nós começamos a falar com diversas escolas e definimos locais de embarque e desembarque em algumas dessas instituições de ensino. Esses acordos e definições tendem a crescer e se cada um fizer sua parte, vai ajudar todas pessoas, seja pedestre ou motorista, para termos um trânsito muito melhor e mais fluído”, disse o coordenador.

Transporte escolar
O coordenador fez um alerta aos pais que querem contratar o serviço de transporte escolar para seus filhos. “Nós temos 800 carros regulamentados pela CTTU. Os pais devem ficar atentos e verificar se esse veículo, de fato, é seguro e com todas as documentações em dia.”

Para saber se está tudo em ordem com o veículo e o motorista, de acordo com Francisco, os pais têm que ver se o veículo está identificado com o selo de permissão da CTTU na porta dianteira e com o motorista identificado. “Todo veículo tem que estar, logo na frente, com a identificação do condutor. Além dos dois símbolos de vistoria do Detran e da CTTU, que têm que ser renovados anualmente”, concluiu

Deixe seu Comentário!

Assine agora mesmo nosso grupo no WhatsApp e seja o primeiro e saber de tudo!

ASSINAR GRUPO VIP GRÁTIS
Anuncie