Profissionais de Educação fazem ato no Centro do Recife para reivindicar discussão salarial

132

O ato público intitulado “Acorde, governador!” é realizado na tarde desta quarta-feira (28) pelos trabalhadores em educação da rede estadual de ensino de Pernambuco no Centro do Recife. Inicialmente, os profissionais ficaram diante da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), de onde seguiram para o Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo do Estado.

A ação chama atenção pela demora do Executivo em tratar da pauta da campanha salarial educacional 2018. De acordo com o diretor do Sintepe João Alexandrino, o
documento com as reivindicações foi entregue ao Governo do Estado no dia 22 de dezembro de 2017. “O piso salarial ajustado em 6.81% já foi aprovado desde janeiro deste ano, o que precisa é ser regulamentado aqui”, comentou.

O presidente do Sintepe, Fernando de Melo, alerta que, por se tratar de um ano eleitoral, o Governo tem ate seis meses antes da eleição para tratar de reajuste salarial. “O governador marcou uma negociação no dia 8 de março, mas, no entendimento eleitoral, isso significa que o prazo para discussão é até 7 de abril. Isso é pouco tempo, pois, para regulamentar, precisava passar nas comissões da Assembleia, ser aprovado em plenário e depois voltar para o Executivo. Precisamos que se cumpra a lei federal”, afirmou Melo.

Segundo o Sintepe, foram elencados 30 pontos de discussão, entre eles o Plano de Cargos e Carreiras que ainda está na primeira fase, melhores condições de trabalho, no caso específico da educação prisional, onde os trabalhadores alegam que trabalham acima da carga horária, e um passivo retroativo do Pasep para os aposentados. “Isso já foi autorizado pela justiça, tem aposentado morrendo sem receber esse retroativo”, criticou o diretor do Sintepe.

Sobre o indicativo de greve da categoria de ensino, Fernando de Melo sinaliza que, caso as negociações não avancem, “será necessária uma atitude mais enérgica e a
greve é uma ferramenta para isso”, afirmou, informando que uma assembleia será realizada no próximo dia 12 no Teatro Boa Vista.

Deixe seu Comentário!

Anuncie