Protesto por energia elétrica fecha viaduto em Boa Viagem

200

Os motoristas que utilizam o viaduto Presidente Tancredo Neves, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, foram surpreendidos, no início da noite desta terça-feira (10), por um bloqueio – nos dois sentidos – feito em protesto à suspensão de energia elétrica nas comunidades Pocotó, Fazendinha e Borogodó, instaladas no mesmo bairro.

O protesto durou cerca de duas horas e meia e teve, ao todo, quatro pontos de bloqueio com fogo a partir das 18h: dois interditaram os túneis que dão acesso à avenida Desembargador José Neves, na altura do Carrefour, e Rua Dom João VI. Os outros dois pontos interditaram os dois sentidos do viaduto.

A população reivindicava o restabelecimento da energia que, segundo os moradores,  foi desligada por volta do meio-dia desta terça. O viaduto liga o bairro de Boa Viagem ao da Imbiribeira. “Chegaram cinco carros carregados de policiais militares para nos intimidar e cortou nossa energia. Agora como vamos dormir esta noite? A gente está sem tomar café e sem poder ficar em casa por causa do calor e das muriçocas”, contou a moradora Maria José dos Santos, de 41 anos, da comunidade Pocotó.

Agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), no local, orientaram os motoristas e desviaram o trânsito pela Via Mangue. Cinco veículos da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) da Polícia Militar de Pernambuco chegaram à área por volta das 19h30.

Às 20h, o Corpo de Bombeiros apagou as chamas do túnel que dá acesso à avenida Desembargador José Neves, liberando o tráfego na via. Quinze minutos depois, os bombeiros apagaram o fogo no viaduto no sentido Imbiribeira/Boa Viagem e o trânsito foi retomado nessa direção. Logo em seguida, também foi reaberto o tráfego no sentido Boa Viagem/Imbiribeira. Os moradores prometem fazer nova manifestação às 6h desta quarta (11).

Por meio de nota, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) informou que, após um levantamento da situação das ligações clandestinas na iluminação do túnel Augusto Lucena, em Boa Viagem, realizou uma operação, nesta terça-feira (10), para regularizar a rede de iluminação pública do local e retirou, aproximadamente, mil metros de fiação, além de isolar os cabos que estavam com condutores expostos. Segundo a Emlurb, a fiação exposta “apresentava um grande risco de incêndios e acidente com choque elétrico”.

Confira a nota na íntegra:

A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) esclarece que, após um levantamento da situação das ligações clandestinas na iluminação do túnel Augusto Lucena, em Boa Viagem, realizou uma operação nesta terça-feira (10) para regularizar a rede de iluminação pública do local, contando com o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar. A medida preventiva foi executada para preservar a integridade física das pessoas da comunidade, pois o furto de energia através de rede clandestina, com fiação exposta, apresentava um grande risco de incêndios e acidente com choque elétrico.

Durante a ação a Emlurb retirou aproximadamente 1.000m de fiação, além de isolar os cabos que estavam com condutores expostos, fechar as caixas de passagem que estavam abertas e retirar as ligações que estavam passando por dentro do túnel.

Deixe seu Comentário!

Anuncie