Protesto por moradia trava trânsito na zona Sul

37

A avenida Domingos Ferreira e a Conselheiro Aguiar, no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife, foram interditadas por cerca de uma hora e meia na manhã desta terça-feira (7). Manifestantes bloquearam as vias, por volta das 8h, para protestar contra a situação de moradia no Sítio dos Pescadores e da população que vive em palafitas no Pina. Na mobilização, as comunidades atearam fogo em pneus para fechar as vias. A ação faz parte da jornada de luta por moradia promovida pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). O Corpo de Bombeiros foi acionado e enviou equipe para apagar as chamas.

O protesto foi encerrado por volta das 9h30 após a chegada de policiais do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati). Ao longo da semana, os manifestantes devem organizar novos atos “Estamos realizando uma jornada e a previsão é fazer mais atos durante a semana. As possibilidade estão sendo avaliadas”, pontuou o coordenador nacional do MTST, Rud Rafael.

Na segunda-feira (6), o movimento bloqueou um trecho da rua Ernesto de Paula, em Boa Viagem, para protestar contra a ordem de reintegração de posse da área onde esta a Ocupação Pocotó. A comunidade conta com 42 famílias que estão na iminência de despejo. “Precisamos abrir a mesa de negociação para todas as ocupações que nos acompanhamentos”, destacou a liderança estadual do MTST, Vitória Genuíno. Segundo ela, há urgência na estruturação de uma rede de apoio social e da construção de habitacionais para várias dessas famílias.

Em nota, o MTST aponta que o travamento de desta terça (7) “denuncia o descaso do poder público com as famílias que habitam nas palafitas do Pina e na Ocupação Sítio dos Pescadores, no Bode. É urgente a apresentação de uma saída habitacional para as 80 famílias que estão na Ocupação Sítio dos Pescadores. O Bode, bairro onde a Ocupação se encontra, é uma área Zona Especial de Interesse Social (Zeis) e deveria servir a políticas públicas de moradia e regularização fundiária, mas vem sendo negligenciado”.

Deixe seu Comentário!