Quatro homens são presos ao tentar roubar cartório eleitoral

50

Quatro homens foram presos em flagrantes no município de Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife (RMR), neste domingo (16), quando estavam furtando objetos dos cartórios eleitorais da 15ª e 121ª Zonas Eleitorais. Os criminosos tinham tido sucesso em arrombar a porta interna do local e foram surpreendidos pela chegada de guardas municipais.

Os funcionários foram acionados pelo Centro de Monitoramento após três suspeitos serem vistos nas câmeras pulado o muro que divide o Cartório Eleitoral e a Guarda Municipal e a adentrado os cartórios. Os três foram presos no local. Um quarto e possível mandante da ação foi encontrado em uma casa abandonada perto da Defensoria Pública do município.

Os criminosos estavam recolhendo diversos tipos de produtos, como fitas adesivas, fios de cobre, cafeteira, refletores, extensão de tomadas, lâmpadas, extensão de tomadas, baterias, tesoura, grampeador, headphone e até alimentos. Os próprios bandidos, ao serem presos, revelaram que iriam se encontrar com o mandante ainda naquele dia para cometer outro delito, roubar a arma de um vigilante. Eles disseram também que “o chefe havia ficado do lado de fora do cartório” e teria fugido com a chegada da polícia.

“Todos eles têm passagem, por furtos e roubos a supermercados e lojas, um inclusive já agrediu a esposa e outro foi preso por tráfico de drogas. Então são pessoas reincidentes. Eles alegaram estarem passando por uma situação financeira difícil e com fome, mas nada justifica o fato deles adentrarem o cartório e roubarem desta forma”, afirmou o chefe de comunicação da Polícia Federal, Giovani Santoro.

Ainda segundo Santoro, não houve furto de documentação do cartório ou dados de eleitores. “Não houve nenhum prejuízo para os equipamentos de informática ou que dizem respeito às eleições.”

Foram presos Valter Santos de Miranda, 29, que já tinha antecedentes criminais por furto, Rafael mariano da Silva Filho, 32, preso anteriormente por furto e agressão à uma mulher, Amaro Márcio da Conceição, 39, preso duas vezes por roubar objetos de supermercados em Prazeres e Jaboatão dos Guararapes, Leandro Sebastião dos Santos, 22, com antecedentes criminais por tráfico de entorpecentes.

Os presos foram levados para a Delegacia de Polícia Civil do Cabo de Santo Agostinho, onde um deles foi ouvido em razão de um crime cometido no dia anterior. Depois, os quatro foram encaminhados à sede da Superintendência da Polícia Federal no Cais do Apolo, bairro do Recife, onde foram autuados por furto qualificado com rompimento de obstáculo com concurso de duas ou mais pessoas e caso sejam condenados poderão pegar penas que variam de 2 a 8 anos de reclusão.

A audiência de custódia dos quatro acontece nesta segunda-feira (17) ao meio-dia, caso seja confirmada suas prisões preventivas, eles serão conduzidos ao Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), onde ficarão à disposição da Justiça Federal.

Deixe seu Comentário!

Anuncie