Química ensina a limpar a casa após alagamento, usando mistura de bicarbonato, vinagre e limão

73

Com a chuva que caiu nos últimos dias na Região Metropolitana do Recife, muitos moradores tiveram suas casas invadidas pela água. Para solucionar o problema da sujeira ocasionada pelo alagamento, é possível adotar soluções simples, como uma mistura de bicarbonato, vinagre e limão para limpar a lama.

De acordo com a química Roberta Cristina, do Espaço Ciência, é possível usar duas colheres de bicarbonato de sódio, duas colheres de vinagre e algumas gotas de limão para uma quantidade de um balde de água. “Essa mistura pode ser usada para limpar qualquer cômodo da casa e inclusive móveis”, explica.

Segundo Roberta, o cheiro do vinagre pode incomodar, mas a acidez do limão vai neutralizar o odor do vinagre e vai fazer com que o cheiro cítrico seja predominante. “É tão eficaz quanto água sanitária, porque temos dois ácidos e o bicarbonato nessa mistura”, afirma.

Moradora da Rua Pará, no bairro de Cajueiro, na Zona Norte do Recife, a dona de casa Adaura Souza coloca apoios nos móveis para impedir danos causados pela lama. “Aqui, toda vez que chove, alaga. A gente tem que fazer sempre isso e o conforto não existe. Ainda não consegui limpar nada”, diz.

Acostumada a ocorrências como essa, Adaura afirma utilizar água sanitária para limpar a casa, mas se sente incomodada pelo cheiro. “Já estou usando o terceiro litro, porque dá medo e nojo, mas agora vou usar essa mistura”, afirma.

Transtornos
Na quarta (6), a Prefeitura do Recife registrou quedas de árvores em locais como as ruas Teles Júnior, nos Aflitos, e Odorico Mendes, em Campo Grande, ambos na Zona Norte do Recife. Em Campo Grande, os galhos da árvore chegaram a cair sobre um veículo.

As quedas foram ocasionadas pela chuva na capital pernambucana. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), em 12 horas, choveu no Recife o equivalente ao esperado para 15 dias.

Segundo o balanço divulgado pela prefeitura, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) registrou 74,4 milímetros, entre as 21h de terça-feira (5) e às 9h desta quarta (6). A média histórica de fevereiro é de 144 milímetros.

Deixe seu Comentário!

Assine agora mesmo nosso grupo no WhatsApp e seja o primeiro e saber de tudo!

ASSINAR GRUPO VIP GRÁTIS
Anuncie