Recife: Novo plano de mobilidade da Ilha do Leite muda sentido de ruas importantes

269

A partir de sábado (27) entra em vigor o novo plano de mobilidade para o bairro da llha do Leite, na área central do Recife. O esquema consiste na implantação de um binário envolvendo as ruas Frei Matias Tevis e Estado de Israel. A Frei Matias fica com o sentido invertido em direção à rua Francisco Alves. Já a Estado de Israel torna-se mão única, a caminho da rua General Joaquim Inácio. Para concluir o binário, o trecho da rua Antônio Gomes de Freitas entre a Frei Matias e a Estado de Israel ficará com apenas um sentido. Esta é a segunda grande mudança no tráfego recifense em duas semanas – dias atrás, foram as vias da Ilha do Retiro que sofreram mudanças.

A intenção da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) é melhorar a segurança viária e a fluidez do tráfego. O local conta com diversos hospitais e clínicas. A presidente da instituição, Taciana Ferreira, reforçou a importância da medida lembrando que o bairro possui o maior polo médico da cidade e que as mudanças são necessárias para dar mais mobilidade à região, melhorando o acesso à avenida Governador Agamenon Magalhães.

O novo projeto de mobilidade contempla ainda a implantação de ilhas de travessia para os transeuntes, novos semáforos e faixas de pedestres. No caso das ilhas, uma delas ficará no cruzamento das ruas Francisco Alves com a Frei Matias Tévis, a Antônio Gomes de Freitas e a Prefeito Jorge Martins. Esse ponto irá receber um semáforo para garantir a travessia dos pedestres. O encontro das ruas Estado de Israel com a Lins Petit e a General Joaquim Inácio também terá uma ilha de travessia e um novo sinal.
Agentes e orientadores de trânsito da CTTU ficarão em pontos estratégicos nos primeiros dias, orientando os motoristas e monitorando o tráfego.

Sugestões
Com a novidade, a CTTU recomenda que motoristas oriundos da Agamenon Magalhães que desejam acessar a rua General Joaquim Inácio entrem à direita na rua João Asfora e à esquerda rua Estado de Israel. Os condutores vindos da rua Prefeito Jorge Martins deverão cruzar a rua Francisco Alves em direção à rua Antônio Gomes de Freitas e a rua Estado de Israel. Já aqueles que seguem pela avenida Lins Petit com destino à rua Estado de Israel deverão utilizar a rua General Joaquim Inácio e realizar o retorno pela Frei Matias Tévis.

Quem segue para a zona Sul ganha uma alternativa: o motorista que vem da rua Frei Matias Tévis poderá girar à direita na Francisco Alves e convergir à esquerda na via local da Agamenon Magalhães, assim, acessando a Ponte José de Barros Lima.

Deixe seu Comentário!