Recife oferta 3.640 mamografias gratuitas no Outubro Rosa

61

O Outubro Rosa, período de atenção e prevenção ao câncer de mama, começa nesta segunda-feira (1º) na rede pública de saúde do Recife com oferta extra para exames de mamografia. Durante todo o mês, haverá dois caminhões por dia equipados com mamógrafos, em lugares distintos, para atender à demanda de mulheres que precisam realizar o exame de rastreio para a doença. O recomendado pelo Ministério da Saúde (MS) é que o procedimento seja feito, para diagnóstico precoce, em mulheres de 50 a 69 anos de idade. No roteiro dos mamógrafos móveis, bairros de todos os oito Distritos Sanitários do Recife.

No total, haverá 3.640 vagas para o exame ao longo do mês. Os primeiros atendimentos, nesta segunda, são na Universidade Católica de Pernambuco, na Boa Vista, e na USF Chão de Estrelas, no bairro homônimo. Na terça-feira (2), as ações serão na Policlínica Gouveia de Barros, no Centro, e na USF Byron Sarinho, em Água Fria. O calendário completo do mamógrafo móvel está no portal www.recife.pe.gov.br.

A partir de quarta-feira (2), no Hospital da Mulher do Recife (HMR), serão seis dias de exames de mamografia, totalizando 310 atendimentos sem necessidade de marcação prévia. A usuária precisa ter o cartão SUS e ser moradora da Capital, além da idade recomendada. Serão realizadas palestras sobre alimentação saudável, diagnóstico precoce e sobre o papel da amamentação na proteção da doença, além de limpeza de pele e dicas de auto maquiagem. As pacientes também farão exercícios com um educador físico da Academia do Recife.

Incentivo
A coordenadora de Saúde da Mulher da Cidade, Karla Viana, destacou que as ações foram desenvolvidas para acolher a mulher da melhor forma possível. “Não é preciso ter medo. O exame é rápido e o resultado sai com 30 dias. As mulheres devem procurar o site da prefeitura para ver o calendário do mês todo para ir em busca de sua saúde. Com o diagnóstico precoce do câncer de mama, a chance de cura é de 90%”, reforçou Karla Viana.

Além da triagem dos tumores mamários, os profissionais de saúde também vão intensificar a atenção ao câncer de colo de útero, com algumas unidades de saúde com horário noturno para a realização de exames de citologia.

De janeiro a julho, cerca de 30 mil mamografias foram realizadas na rede municipal, que engloba o HMR, rede conveniada e os mamógrafos móveis. Projeções do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que cerca de 60 mil novos casos desta neoplasia devem surgir no País em 2018. O câncer de mama é o tipo mais comum entre mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano.

Deixe seu Comentário!

Anuncie