Recife terá vacinação noturna nesta última semana da Campanha contra Pólio e Sarampo

79

Nesta reta final da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, que encerra na próxima sexta-feira (31), a cidade do Recife vai estender o horário de imunização em dez unidades de saúde a partir desta segunda-feira (27). O chamado terceiro turno permitirá os atendimentos das 8h até as 21h.

A estratégia de vacinação diurna, vespertina e noturna vale para as policlínicas Waldemar de Oliveira, Salomão Kelner, Albert Sabin, Lessa de Andrade, Clementino Fraga e Agamenon Magalhães; Centro Médico Sen. José Ermírio de Moraes, UBS Professor José Carneiro Leão e centro de Saúde Dom Miguel de Lima Valverde e Prof. Sebastião Ivo Rabelo.

“Planejamos essa ação porque tivemos notícias de muita gente que queria se vacinar, mas que, durante o dia, não estava conseguindo. Um exemplo são os pais que trabalham cedo e estavam com dificuldade para levar os filhos pela manhã ou à tarde. Com o terceiro turno, criamos esta oportunidade”, disse a coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Recife, Elizabeth Azoubel.

“Nós já tínhamos uma demanda importante de algumas de nossas unidades de procura mais ao final da tarde e um tensionamento nas últimas horas da tarde e início da noite por atendimento e vaga nas salas de vacina. Fizemos experimento na sala da Policlínica Lessa de Andrade, que foi positivo na linha de aumentar o acesso. A partir daí escolhemos dez unidades em diferentes distritos para garantir um maior acesso à população, especificamente para o período de campanha”, reforçou o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia. Neste momento, a priorização para o recebimento das doses de tríplice viral e pólio é para os meninos e meninas de 1 a até menores de 5 anos de idade.

Os demais postos e unidades de saúde com salas de vacina, que incluem unidades de saúde da família, Upinhas, unidades básicas tradicionais e policlínicas, no Recife continuam a atender de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Até a última sexta-feira (24), a cidade imunizou 77,5% do público alvo para poliomielite e 77,3% para sarampo. A meta é imunizar pelo menos 95% das 80.028 crianças alvos, independentemente da situação vacinal. Pais ou responsáveis devem levar a caderneta de vacinação das crianças para o profissional avaliar e fazer o esquema necessário.

Estado
Até a última quinta-feira (23), cerca de 68% das crianças pernambucanas haviam sido imunizadas. Cinco cidades já haviam batido a meta de 95% da proteção nos meninos e meninas: São José da Coroa Grande, Terezinha, Abreu e Lima, Araçoiaba e Jatobá. Porém 16 municípios estavam com índice menor que 50%.

Deixe seu Comentário!

Anuncie