Suspensão vai deixar mais de 800 mil pessoas sem água no Grande Recife

68

Mais de 800 mil pessoas do Recife e Região Metropolitana ficarão sem abastecimento de água por 48 horas a partir desta terça-feira (24). A suspensão será feita para a realização de obras de melhoria no Sistema Produtor Tapacurá, o segundo maior da Região Metropolitana. A medida irá afetar 70 bairros do Recife (exceto os da Zona Norte), dez de Jaboatão dos Guararapes, dois de Olinda e todo município de Camaragibe.

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) explicou que a parada foi planejada para dar continuidade às obras de setorização da Capital, um investimento que permite a divisão da rede de distribuição em setores distintos de abastecimento, instalação de equipamentos para controle de vazões e pressões, além de substituições de tubulações antigas ou subdimensionadas, ações que visam a melhoria do fornecimento de água e combate às perdas.

A medida faz parte de uma série de interligações da nova rede implantada em 14 bairros das Zonas Oeste e Norte do Recife. A Compesa ainda vai aproveitar a parada de Tapacurá para realizar manutenções preventivas nas unidades do sistema, como a Estação de Tratamento de Água (ETA) Castelo Branco, no Curado, e nas adutoras.

Interdição parcial
As intervenções serão realizadas no bairro das Graças, nas Ruas Amélia e Senador Alberto Paiva, por uma equipe de 15 técnicos. Os serviços ocorrerão próximo ao meio-fio da calçada, por este motivo, só será isolada uma faixa da pista, com interferência parcial no trânsito local.

A área da obra será sinalizada, conforme orientações da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU). Outro trecho de obras será na avenida Abdias de Carvalho, na altura do Sport Club do Recife, no sentido BR-232. Neste trecho será feita a troca de uma válvula de grande porte localizada em uma das adutoras dos Grandes Anéis de Distribuição do Recife.

Além da equipe técnica, serão mobilizados para o local diversos equipamentos de grande porte, que farão a retirada da válvula antiga e a colocação do novo equipamento. Para este serviço também haverá a interdição parcial do trânsito no local, com o isolamento de uma das faixas da avenida, numa extensão de 20 metros.

Na quinta-feira(26), após a conclusão dos serviços, o sistema voltará a funcionar com o restabelecimento do abastecimento de água para as áreas afetadas pela paralisação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 081 0195.

Deixe seu Comentário!