Tartaruga-verde é encontrada morta na praia do Pina

83

Uma tartaruga fêmea da espécie verde (Chelonia mydas) foi encontrada morta na manhã desta quinta-feira (15), perto da quadra de tênis da praia do Pina, Zona Sul do Recife. De acordo com o voluntário do Ibama, Adriano Artoni, a tartaruga marinha pesa entre 35kg e 40kg e mede 65 centímetros.

Embora não saiba a causa da morte da tartaruga, Artoni informou que há fortes indícios de ter sido afogamento por rede de pesca. Uma equipe da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) se dirige ao local neste momento para recolher e enterrar o animal numa área próxima da praia.

Sessenta por cento das tartarugas marinhas encontradas mortas ou encalhadas nas praias do litoral brasileiro tiveram alguma interação com a pesca, segundo o Projeto Tamar. O uso de redes de arrasto do camarão e a pesca com espinhéis em alto mar (cordas compridas com anzóis no formato de letra “J”) são os principais métodos que levam à mortandade desses animais, hoje configuradas no livro vermelho como ameaçadas de extinção. Uma vez que elas interagem com esses equipamentos, ficam presas aos anzóis e redes, não conseguindo subir à superfície para respirar e acabam morrendo afogadas.

Deixe seu Comentário!

Assine agora mesmo nosso grupo no WhatsApp e seja o primeiro e saber de tudo!

ASSINAR GRUPO VIP GRÁTIS
Anuncie