Túnel do Jordão alaga e volta a ser interditado

121

Devido às fortes chuvas que aconteceram na madrugada de ontem, o túnel Felipe Camarão, localizado no bairro do Jordão, Zona Sul do Recife, ficou alagado, causando transtorno à população. A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) foi acionada pela manhã e encaminhou uma equipe ao local. A estrutura foi interditada. Motoristas tiveram que realizar uma rota alternativa para chegarem aos seus destinos.

Foi a segunda vez que o túnel foi fechado para o tráfego de veículos em menos de quatro meses, por conta dos alagamentos e de deformações na parte superior da sua área interna. No dia 5 de dezembro do ano passado o equipamento foi interditado e a reabertura das duas pistas só aconteceu após o término do escoramento no teto, em janeiro. Uma obra definitiva ainda será necessária e está sendo negociada por vias administrativas e jurídicas com a empresa responsável pelo serviço.

Segundo o operador de máquinas Adeilson Lima, 34 anos, que trabalha próximo ao túnel, o alagamento é algo recorrente. “Toda vez que chove é isso. Hoje mesmo a mulher foi tentar atravessar, viu que realmente não dava, ficou desesperada e o carro acabou ficando preso. A gente tentou ajudá-la, mas ela acabou saindo pela janela. Depois pegou um táxi e foi embora”, relata. “Em dezembro foi realizada uma obra, mas foi apenas para sustentar as telhas de alumínio que estavam caindo, ninguém fez mais do que isso não. O resultado é esse aqui e quem sai prejudicado somos nós!”, acrescenta.

Para o estudante de engenharia Francisco Igor Monteiro, 27, a situação é complicada. “Esse túnel tem muita movimentação, é praticamente o único retorno que tem nessa região. Eu me sinto frustrado diante disso porque é uma coisa que acontece constantemente. Então, se o problema existe, por que é que não sanam logo de uma vez?”, questionou. Ainda segundo Francisco, qualquer chuva que cai é motivo para um novo alagamento. “Tem gente que perde carro, tem gente que se acidenta. As pessoas da comunidade chegam até a tomar banho no túnel, de tão fundo que fica quando alaga”, relata. “Parece até que estão brincando com o dinheiro da gente”, finaliza.

O Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER/PE), órgão responsável pela administração do sistema rodoviário estadual, foi procurado ontem à tarde pela reportagem, mas até o fechamento desta edição não obteve retorno.

Deixe seu Comentário!