Zona Sul do Recife recebe novos binário e ciclofaixa

99

A primeira parte da ciclofaixa Rota Setúbal, na Zona Sul do Recife, começa a operar no próximo sábado (21). O trecho destinado a bicicletas está localizado na rua João Cardoso Aires e será inaugurado junto com um binário que abrange a via e a rua Baltazar Passos, alterando o trânsito na região.

No total, a rota Setúbal terá 5,5 km de extensão e irá conectar a Estação Aeroporto à ciclovia da orla de Boa Viagem. “O restante da ciclofaixa ainda estamos sinalizando e estará disponível até o final de outubro. Essa primeira etapa já está sendo entregue por causa do binário, que passa a funcionar também no sábado”, explicou Gustavo Sales, gerente geral de engenharia de tráfego da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).
A nova rota será bidirecional e seu percurso terá início na rua Dez de Julho, seguirá pela rua Copacabana, av. Mal. Juarez Távora, rua João Cardoso Aires, rua Cosmorama e av. Armindo Moura até chegar na av. Boa Viagem. Na rua Dez de Julho, um trecho de ciclorrota vai conectar o equipamento à estação do metrô Aeroporto. Outro trecho de ciclorrota será implantado na rua Setúbal, onde fará conexão com o Parque Dona Lindu.

A Ciclofaixa Setúbal atenderá os bairros do Pina, Boa Viagem e Imbiribeira, no Recife, e Piedade, na vizinha Jaboatão dos Guararapes. “Essa é a segunda ciclofaixa que implantamos este ano. A primeira foi a Rota Bongi. Até o final do ano, com certeza vão vir outras rotas”, ressaltou Gusatavo.

Já o projeto do binário consiste na implantação de sentido único de circulação nas ruas Baltazar Passos e João Cardoso Aires Com a nova circulação, a rua Baltazar Passos passa a ser mão única em direção à avenida Boa Viagem. Já a rua João Cardoso Aires terá sentido único de circulação até a rua Waldemar Nery,que, no trecho compreendido entre o binário, passa a ter sentido único de circulação.

A rua Baltazar Passos passa a ter o estacionamento proibido do lado esquerdo, enquanto o lado direito da rua João Cardoso Aires terá o estacionamento removido, uma vez que a via irá acomodar a Ciclofaixa Setúbal. A rua Cosmorama, no trecho compreendido entre o binário, também passa a ser mão única em direção à rua João Cardoso Aires.

A pista local oeste (da direita) da av. Visconde de Jequitinhonha, no trecho entre as duas vias, terá o sentido de circulação invertido. Diante dessa mudança, os condutores que seguem pela pista local oeste da av. Visconde de Jequitinhonha com intenção de seguir para o município de Jaboatão dos Guararapes ou acessar a av. Boa Viagem deverão convergir na rua João Cardoso Aires e girar à esquerda na rua Professor Augusto Lins e Silva, que passará a ser mão única em direção à rua Baltazar Passos.

O condutor que seguir da avenida Boa Viagem e, antes, entrava na rua Baltazar Passos, passará agora a acessar a rua João Cardoso Aires, seguir pela pista local leste da av. Visconde de Jequitinhonha, convergir à direita no pontilhão e na pista local oeste da av. Visconde de Jequitinhonha para acessar novamente a rua João Cardoso Aires.

A intervenção ainda vai contar com uma abertura de acesso para a pista local leste da av. Visconde de Jequitinhonha, permitindo que o condutor oriundo da pista principal possa acessar a pista local, girar à direita no pontilhão e seguir para a rua João Cardoso Aires.

Ônibus
“As quatro linhas de ônibus que descem a João Cardoso Aires vão ser transferidas para a Baltazar Passos. Elas vão desviar pela rua Waldemar Nery ou pela rua 20 de janeiro e descer pela Baltazar Passos. E a linha que antes subia a João Cardoso Aires e virava na rua Cosmorama, que vai ter o fluxo invertido, vai passar a virar na avenida Marechal Juarez Távora”, explicou Gustavo Sales. Até o fechamento desta edição, a reportagem não conseguiu contato com o Grande Recife Consórcio de Transporte.

Paralelamente, a CTTU informou que realizará a manutenção de toda a sinalização horizontal, incluindo 36 faixas de pedestres e 300 placas de sinalização vertical. Agentes e orientadores de trânsito serão destacados para os principais pontos de mudanças durante os primeiros dias da nova circulação para orientar a população. Além disso, materiais informativos também serão distribuídos para pedestres e condutores a partir desta quinta-feira (20).

Deixe seu Comentário!

Assine agora mesmo nosso grupo no WhatsApp e seja o primeiro e saber de tudo!

ASSINAR GRUPO VIP GRÁTIS
Anuncie